COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Arte, também é um pilar de desenvolvimento

DINAMIZAR A ARTE NACIONAL


Para dinamizar a vida artística nacional, tivemos um apoio duma dimensão e grandeza sem tamanho.

Para dinamizar aquilo que sempre fecundo e em nos adormecia (por razões indecifráveis), tivemos e estamos com um empurro em fervor, um incentivo explicito e aberto de que amar a Guiné é querer um positivismo total nas nossas forças e nas nossas riquezas.

Para dar ânimo e vida a Arte plástica nacional, decidiu-se pôr as mãos às lamas "Pa nô panga nô djembérém suma tudo".

Para edificar não há remédio, é trabalho e lealdade!

Poderia alinhar conceitos e pensamentos quão importantes... mas acho que o mais prático seria ceder e partilhar com todos, essa linda oportunidade que me deu o governo, em atacarmos a edificação do nosso mundo contemporâneo, que terá como objectivo, retraçar a nossa legitima, rica e reconhecida Historia. O caminho é longo e injurioso. Para tal, o desafio é imenso.

A preocupação maior será reacender o desânimo e restabelecer o alvo que nos identifica como um povo que soube, sabe e saberá marcar a cadência da sua Historia. Que seja so e so de forma positiva e exemplar.

Fui emocionalmente e positivamente tocado no intercâmbio de experiências que se realizou em Dezembro de 2014 e que aqui partilho convosco algumas imagens, aguardando ou solicitando a participação de cada um em apoios aos amigos ou familiares praticantes, pois é sabido e nunca refutado, a escassez que predomina nessa área. Atardar é uma culpa.

Pela primeira vez, com o apoio e acompanhamento total do governo, sob a iniciativa da sua Exa. Sr. Domingos Simões Pereira, organizou-se na cidade de Bissau vários ateliers de desenhos de observação com os futuros artistas e foi honroso a presença dos decanos das artes plásticas nacionais tais como Sr. Carlito Barros, J. Cardoso, e os irmãos Júlio (Fernando e Manuel) contribuindo na instrução da nova geração.

Confesso um real privilégio trabalhar ao lado e entre gerações distintas.

Mais projectos a caminho se andam. Desejamos que haja sossego e que exprime sempre com fulgor quem por direito e dever tem, pois nele reside a esperança dum retrato histórico, certo e convincente daquilo foi a sua sociedade e sua cultura. Aì reside a fragilidade e a complexidade nas nossas necessidades instrutivas.

E um dever para quem sonha e constrói uma sociedade activa, pronta e culta!
Partilhem a nossa alegria, desejando que haja mais e melhor!

Artisticamente, ao vosso dispor!


 C/ a devida vénia;  Nu Barreto


(fotos do autor)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário