COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 28 de fevereiro de 2015

CEDEAO mobiliza-se no voluntariado sustentável

O Conselho de Coordenação Regional (CCR) do Programa de Voluntários da CEDEAO (EVP) recomendou o envolvimento do sector privado para a melhoria e sustentabilidade d programa.

A 3ª reunião ordinária da RCC realizada em Abuja e presidida pelo Comissário para os Assuntos Sociais e Género Dr. Fatimata Sow Dia também aprovou uma proposta de mobilização de recursos para apoiar a EVP além de sua fase piloto de 2014, medidas para melhorar as condições de serviço para os voluntários, e delimitação de papéis e responsabilidades das partes interessadas.

O Conselho recomendou igualmente a harmonização da coordenação das actividades dos serviços nacionais de supervisão do programa.
"Uma vez que o objectivo principal desta reunião é mobilizar todas as partes interessadas no Programa em torno dos objectivos das estratégias de gestão e sua sustentabilidade, continuo convencido de que, mais uma vez, você vai examinar atentamente os documentos que lhe forem dadas, e no final do Nesta reunião, teremos à nossa disposição, eficaz e reforçada ferramentas de gestão para a condução e sustentabilidade das actividades do programa para além da fase piloto", disse aos membros do Conselho na reunião.

Lançado oficialmente em 2010, quatro países-piloto (Guiné-Bissau, Guiné Conakry, Libéria e Serra Leoa) foram identificados como beneficiários dos primeiros voluntários da CEDEAO; no entanto, devido à instabilidade política na Guiné-Bissau, até 2014, os voluntários foram implantados apenas na Guiné, Libéria e Serra Leoa.

Embora observando que o programa contribuiu para a realização de várias políticas dos Estados-Membros que beneficiam dos serviços dos jovens voluntários profissionais, incluindo médicos, oftalmologistas, parteiras e professores, o Comissário reconheceu que 2014 foi particularmente marcado pela eclosão da doença Ebola em vários países da África Ocidental, nomeadamente a Serra Leoa, Libéria e Guiné, onde os voluntários foram cobertas.

O Comissário informou o Conselho de que a Comissão assinou um acordo de parceria com o UNFPA para implantar 300 profissionais de saúde voluntários para Guiné, Libéria e Serra Leoa no contexto da iniciativa de resposta Ebola.

O programa EVP é um mecanismo concebido para aproveitar o uso de cidadãos qualificados, que actuam como voluntários nos Estados Unidos com o objectivo de construir um programa bem sucedido e sustentável envolver os jovens em acções de voluntariado e as iniciativas de voluntariado construtivo liderança juvenil, capacitação envolvendo ONGs, e construção da paz orientada para o desenvolvimento.

Esta iniciativa complementa os programas existentes para a construção da paz e programas de voluntariado nacionais nos Estados-Membros.



Sem comentários:

Enviar um comentário