COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 22 de fevereiro de 2015

"DICIONÁRIO POLITICO" (Cont.)

RESPONSABILIDADE POLITICA


Obrigação que os membros do Governo têm de dar contas da sua actuação politica a um órgão público competente, indicado na Constituição, e de cessarem nos seus cargos por decisão de órgão.
Implica as seguintes características:

a) O seu objectivo é "a actuação politica" do Governo que é posta em questão e que pode chegar a ser declarada errada embora se tenha desenrolado dentro dos trâmites constitucionais e não tenha implicado transgressão das leis vigentes.
A possível culpabilidade dos membros do Governo por faltas cometidas contra as leis em vigor pode também ser denunciada e sancionada, mas essa denuncia e sanção fazem-se invocando a Responsabilidade Penal, prevista também na Constituição como algo diferente da simples Responsabilidade Politica.
A Responsabilidade Penal torna-se efectiva, além disso, através de alguns métodos particulares que variam consoante os países. Um deles é o processo inspirado naquele que pela primeira vez se usou em Inglaterra com o nome de Impeachment (acusação). A Câmara Baixa acusa os ministros de erros cometidos e a Câmara Alta desempenha o papel de Tribunal Supremo.

b) Sujeito de Responsabilidade Politica são todos os membros do Governo, excepto o Chefe de Estado (Rei ou Presidente da República), que está geralmente ilibado dela.

c) A Responsabilidade Politica em sentido próprio implica o pôr em jogo a continuação ou demissão do Governo, de tal maneira que nem todo o requerimento de explicação ou justificação dirigido aos ministros suscita essa responsabilidade (Interpelação). Os meios adequados para torná-la efectiva são a Moção de Censura promovida pelo Parlamento ou a Questão de Confiança apresentada pelo próprio Governo.

d) O órgão público encarregado de exigir Responsabilidade Politica é, no Parlamentarismo, Assembleia Legislativa que por meio de Voto de Confiança ou Desconfiança se pronuncia, respectivamente, a favor ou contra a continuação dos membros do Governo nos seus postos.
Em contrapartida, no Presidencialismo, a Assembleia Legislativa carece dessa Faculdade. O Presidente está isento de Responsabilidade Politica propriamente dita não só como Chefe de Estado mas também como Presidente do Governo.
Mas é o órgão que a exige decidindo a demissão dos seus ministros (ou secretários).

Sem comentários:

Enviar um comentário