COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Estados Membros da CEDEAO adoptam declaração para erradicar apatridia

Ministros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) adoptaram uma declaração no contexto do Alto Comissariado das Nações Unidas para a campanha (ACNUR) Refugiados para acabar com apatridia dentro de 10 anos.


"Reconhecemos a importância e urgência de obter informações concretas sobre as causas da apatridia e do número e perfil dos apátridas em Estados membros da CEDEAO, bem como fontes de apatridia e obstáculos à aquisição da nacionalidade por apátridas em ordem para projectar e implementar estratégias adequadas para lidar com o fenómeno ", disse a declaração.

"Neste esforço, instamos os institutos de pesquisa e universidades para participar e um apelo à comunidade internacional, em especial o ACNUR, para nos apoiar activamente."

A declaração foi assinada em Abidjan na quarta-feira, no final da Conferência primeira Ministerial sobre apatridia na África Ocidental.

A conferência sobre o tema "Parceria para resolver apatridia" foi organizado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) eo Governo da Costa do Marfim, em colaboração com a CEDEAO.

Apatridia é uma situação em que um indivíduo residente em um Estado é negado todos os privilégios e direitos dados aos seus cidadãos, porque ele ou ela não tem documento para provar que ele ou ela é um cidadão.

Estes indivíduos são normalmente nesta situação porque eles têm dificuldades provando que possuem links para um Estado, devido, por exemplo, a falta de registo de nascimento e documentação pessoal que traça suas origens e pode confirmar a sua identidade.

A Conferência Ministerial, foi precedida por dois dias de debates de alto nível técnico entre os especialistas no domínio da nacionalidade e apatridia, que viria com recomendações concretas sobre como prevenir, reduzir e resolver apatridia na África Ocidental.

A conferência procurou promover a adesão à Convenção de 1961 sobre a redução da apatridia e da Convenção de 1954 relativa ao Estatuto dos Apátridas; entre os países do Oeste Africano que ratificaram as duas convenções são a Nigéria, Senegal, Benin e da Cote d'Ivoire.

Os países participantes incluem Gana, Gâmbia, Libéria, Nigéria, Serra Leoa, Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Guiné, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo.

De acordo com o ACNUR, pelo menos 750 mil pessoas são apátridas ou em risco de apatridia na região e, como tal, são frequentemente sujeitos a vida no limbo, com acesso limitado à educação, saúde e emprego.

Eles também são vulneráveis ​​à discriminação e abuso como eles não têm existência legal e não são reconhecidos aos olhos da lei.

A declaração contém 25 compromissos e destaca, em particular, a necessidade de os Estados da região da CEDEAO para primeiro obter informações concretas sobre as causas da apatridia e do número e perfil dos apátridas na região.

Os ministros, por conseguinte, comprometeram-se a comprometer-se a prevenir e reduzir a apatridia, reformando regimes constitucionais, legislativas e institucionais relacionadas com a nacionalidade, a fim de incluir salvaguardas adequadas contra a apatridia, em particular para garantir que cada criança adquire uma nacionalidade no nascimento e todos os enjeitados foram consideradas nacionais do Estado em que são encontrados.

Eles reafirmam o seu compromisso de implementar, conforme o caso, as disposições pertinentes da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e do Protocolo à Carta Africano dos Direitos Humanos e dos Povos sobre os Direitos das Mulheres em África e para garantir que homens e mulheres têm direitos iguais para adquirir e conservar sua nacionalidade e conferem nacionalidade aos filhos.

A declaração de convidar os Estados-Membros que ainda não tenham feito a aderir o mais rapidamente possível à Convenção de 1961 sobre a redução da apatridia e apelou a todos os Estados-Membros, com o apoio do ACNUR, a rever as suas leis de nacionalidade e legislação conexa para trazê-los em conformidade com a Convenção.

(Actualização)
 
(Um homem identificado como Oumar, que corria a risco de tornar-se apátrida, segura o documento de identificação do seu pai, emitido durante o período da colónia francesa. Foto: ACNUR/Hélène Caux)

Delegados representando 15 nações da África Ocidental se comprometeram a aumentar os esforços para eliminar os apátridas, em uma acção que visa a resolver a situação de centenas de milhas de pessoas que não possuem uma nacionalidade oficial em toda a região, anunciou nesta sexta-feira (27) a agência da ONU para os refugiados (ACNUR).

Os país adoptaram uma declaração conjunta a favor dessa causa durante um encontro da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (ECOWAS), realizado na Costa do Marfim. “Ter uma nacionalidade é algo que a maioria das pessoas dão por certo, mas a sua ausência – aqueles que não tem uma ou não podem prová-la – muitas vezes sentenciam eles a uma vida de discriminação, frustração e desespero”, concluiu António Guterres, chefe do ACNUR.

De acordo com a agência, o documento engloba 25 compromissos e ressalta a necessidade para os estados do ECOWAS de obter “informação concreta sobre as causas dos apátridas” e o número de apátridas na região. Estimativas sugerem que cerca de 750 mil pessoas são apátridas ou correm o risco de tornar-se apátridas na África Ocidental, incluindo 700 mil apenas na Costa do Marfim.

A declaração também frisa que toda a criança deve obter uma nacionalidade ao nascer e que todos os órfãos devem ser considerados nacionais do estados em que eles se encontram. Além disso, também destaca a necessidade de garantir que homens e mulheres tenham direitos iguais para obter, mudar ou manter suas nacionalidades e passe a nacionalidade para os seus filhos.

Na última década, quatro milhões de pessoas apátridas conseguiram obter uma nacionalidade ou confirmá-la graças a mudanças de políticas e legislação. No entanto, atualmente ainda existem mais de 10 milhões de pessoas no mundo que não possuem uma nacionalidade.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário