COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Nigéria: Ganhar o apoio do Conselho de Segurança da ONU

França irá apoiar uma proposta feita pela União Africano para ganhar o apoio do Conselho de Segurança da ONU



Fabius falou em uma excursão do Chade, Camarões e Níger, países que lançaram operações contra os militantes que já mataram milhares de pessoas em uma guerra de seis anos por um Estado islâmico no norte da Nigéria.

"O apoio da França para a força integrada de reacção Africano é total. A França vai apoiar um pedido da União Africana e outros países em questão, para uma resolução a ser votada pelo Conselho de Segurança", disse Fabius na capital do Níger.

A União Africana autorizou a força de combinação Nigéria, Chade, Camarões, Níger e Benin no mês passado em uma cúpula na Etiópia. Uma resolução do Conselho de Segurança poderia dar-lhe um mandato da ONU, dizem altos funcionários africanos.

A força foi criada em parte por causa de uma percepção de que a Nigéria não estava conseguindo derrotar os militantes, que lançaram uma série de ataques transfronteiriços na área do lago Chade, nas últimas semanas, bem como matando centenas na Nigéria.

"É indispensável que a Nigéria se envolva totalmente na luta contra a Boko Haram. Claramente, as últimas acções do governo nigeriano são encorajadores", Fabius disse em entrevista colectiva.

Forças nigerianas apoiados por ataques aéreos tomaram a cidade fronteira nordeste de Baga do Boko Haram no sábado, disse o militar.

Baga é a fronteira da Nigéria com o Chade, Níger e Camarões e foi a sede de uma força multinacional que inclui soldados de todos os quatro países. Sua recaptura Foi uma vitória importante, um dos vários nas últimas duas semanas.

Níger vai analisar partes de um míssil que caiu sobre a cidade fronteiriça de Abadam na terça-feira matando 37 pessoas para determinar qual país é responsável, disse o chanceler Bazoum Mohamed, acrescentando que a França iria ajudar na tarefa. Abadam fica na fronteira com a Nigéria.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário