COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Projetos de cooperação para a G-Bissau aprovados pela CPLP

"Foi importante poder ouvir, no regresso às reuniões dos pontos focais de cooperação da Guiné-Bissau, as expectativas e as prioridades que eles identificaram para futuras acções de cooperação com a Guiné-Bissau no contexto da CPLP", disse à Lusa Manuel Lapão, director da Cooperação do Secretariado Executivo da CPLP.


 
Manuel Lapão fez estas declarações após o final da reunião dos pontos focais de cooperação da CPLP, na sede da organização lusófona, em Lisboa.

O responsável disse que foi interessante "verificar como os Estados membros responderam a estas questões, tendo aprovado dois projectos" nas áreas da saúde e formação profissional.

"Primeiro, foi aprovado um projecto normal que integra o Plano Indicativo de Cooperação (PIC) da CPLP na área da saúde e que será implementado em Quinara (sul da Guiné-Bissau), tendo como entidade executora a (organização não-governamental portuguesa Assistência Médica Internacional) AMI", indicou o responsável.

Segundo Lapão, outro projecto, que "resulta da campanha 'Juntos contra a Fome' da CPLP (em parceria com a agência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), será implementado no Cacheu, também na Guiné-Bissau, sendo destinado a mulheres empreendedoras, pequenas empresárias que trabalham na zona da produção do arroz, capacitando-as numa vertente empresarial e da produção de alimentos".

"Foram aprovadas ainda durante a reunião outras três iniciativas, algumas de continuidade, que são a Semana da Juventude da CPLP, que vai realizar-se em Bissau, e também a segunda fase do projecto CPLP nas escolas", afirmou.

O Projecto "CPLP nas escolas" visa a aproximação das gerações mais jovens dos países de língua portuguesa entre si, permitindo-lhes trocar informação e partilhar experiências, construindo ligações entre os Estados-membros da CPLP.

"Além disso, foi aprovada uma outra actividade que está ligada ao Centro Internacional de Investigação Climática e Aplicações para a CPLP e África (CIICLAA), que tem sede em Cabo Verde e que arrancará em maio", referiu ainda.

Para Manuel Lapão, a avaliação das actividades do PIC da CPLP foi positiva, já que mais de 90% dos projectos aprovados estão em execução, quer do ponto de vista técnico, como do ponto de vista financeiro.

"De 2000 até ao presente, desde que o fundo especial foi criado, o valor acumulado dos projetos apresentados é superior de 12 milhões de euros. Os projetos e actividades que estão actualmente em execução cifram-se entre 5,2 e 5,3 milhões de euros", sublinhou ainda.

"Estamos diante de desafios que são exigentes para a organização e para os quais foi identificada a necessidade de continuar a reforçar quer o orçamento do fundo especial, quer outros recursos humanos e financeiros. Neste sentido, a colaboração dos pontos focais é fundamental para que se atinja o sucesso esperado", declarou Manuel Lapão.




Sem comentários:

Enviar um comentário