COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 26 de março de 2015

"DICIONÁRIO POLITICO (Cont.)

PROGRAMA POLITICO


É o conjunto de objectivos políticos, sociais, educacionais e económicos que um Partido Politico adopta e propõe como modelo para a sua acção e como meio de atrair a si a atenção dos eleitores durante a campanha eleitoral.

Os Programas Políticos actuais implicam uma tomada de posição perante os principais problemas do Estado tanto na sua relação com outros Estados (Politica Internacional) como na ordem interna (Politica interna).

Na ordem internacional vêem-se geralmente forçados a enfrentar-se com as relações relativamente a vários "Blocos", com a participação nos blocos económicos e militares (na Europa, UE, NATO, etç).

Na ordem interna, não podem ser passados por alto, entre outros, os problemas de centralismo e descentralização, intervencionismo e liberalização.

O Programa Politico desempenha um papel mais importante nos países de sistema multipartidista (Multipartidismo), onde a diversidade ideológica faz que o Programa apresente os objectivos sociais e económicos como dependentes de uma concepção peculiar da vida e da política.

Nestes países, o Programa Politico é a base que define os diversos partidos em partidos de Direita, de Esquerda e do Centro.



Sem comentários:

Enviar um comentário