COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 24 de março de 2015

Fim da limitação da cooperação UE G-Bissau

BRUXELAS, Reino da Bélgica, 24 mar 2015 - O Conselho revogou as medidas destinadas a limitar a cooperação da União Europeia com a Guiné-Bissau.


Isto vem na sequência de eleições credíveis em 2014, o restabelecimento da ordem constitucional e os progressos do país para pôr em prática os compromissos de reforma feitas para a União Europeia. Como consequência, a UE retoma totalmente cooperação com Guiné-Bissau. 

O Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Federica Mogherini disse: "Guiné-Bissau iniciou um novo caminho da paz, da reconciliação e do desenvolvimento após a realização de eleições e da restauração da ordem constitucional em 2014. A decisão de hoje permite-nos para apoiar os esforços das autoridades para reconstruir o país, entrincheirar instituições democráticas e lançar as bases para a estabilidade a longo prazo. Já esta semana a UE é co-organizadora, em conjunto com o governo da Guiné-Bissau e as Nações Unidas, uma conferência internacional que irá mobilizar apoio para a implementação de reformas em seu programa de desenvolvimento "Guiné-Bissau.

Comissário da UE para a Cooperação Internacional e Desenvolvimento Neven Mimica acrescentou: "Guiné-Bissau está de volta no cenário internacional e pronto para seguir em frente com o apoio da UE. Iremos nos próximos meses finalizar a programação do envelope 11.º FED e alinhar a nossa cooperação com as prioridades da estratégia nacional de desenvolvimento do governo." 

A UE incentiva Guiné-Bissau para permanecer unidos e continuar seus esforços para reforçar as instituições democráticas e do Estado de direito, a reforma do sector da segurança e combater a corrupção, a impunidade e tráfico de drogas. A União apoia os esforços para enfrentar estes desafios e está actualmente a discutir a programação para o 11º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) com Guiné-Bissau. 

Em julho de 2014, o Conselho suspendeu as restrições sobre a cooperação com Guiné-Bissau, na sequência da realização de eleições livres e credíveis. As medidas destinadas a limitar a cooperação com a Guiné-Bissau havia sido imposta em julho de 2011 após a nomeação dos principais instigadores da comunidade militar em abril de 2010 para os principais postos da hierarquia militar, que a UE considerou como uma violação grave dos elementos essenciais do Acordo de Cotonou.

(Fonte: CE)

Sem comentários:

Enviar um comentário