COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 26 de março de 2015

Lisboa - FESTin arranca em Abril ncom 85 Filmes

De 8 a 15 de abril, o FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, com a Argentina como país convidado e Timor-Leste como país homenageado.

A 6ª edição do Festival vai exibir, ao longo de uma semana, 85 filmes, entre eles curtas e longas-metragens de ficção, documentário e animação, provenientes de Portugal (17), Angola (3), Brasil (58), Cabo Verde (3), Guiné-Bissau, Timor (29 e Moçambique (2).



Para filme de abertura foi escolhido O Vendedor de Passados, adaptação da obra homónima do escritor angolano José Eduardo Agualusa, realizado por Lula Buarque de Hollanda e com Lázaro Ramos no papel principal.
Para o encerramento, a escolha recaiu sobre Não Pare na Pista, inspirado na biografia do escritor brasileiro Paulo Coelho.

Outro dos filmes em destaque na programação do FESTin 2015 vai ser o filme de animação As Aventuras do Avião Vermelho, inspirado no livro de Érico Veríssimo, um dos quatro filmes que integram a Mostra Festinha, dedicada aos mais pequenos, que inclui ainda O Segredo dos Diamantes; O Menino no Espelho e A Onda da Vida.
Entre os filmes de língua castelhana, destaque para o argentino El Crítico, que vai ser exibido com legendas em português, no Instituto Cervantes, onde vai decorrer toda a Mostra de Cinema Argentino.

Este ano o festival homenageia Timor-Leste, país que acolherá também uma itinerância em novembro, e os 500 anos da chegada dos portugueses. Para além da exibição do filme Fraternuras, a Mesa Redonda “Timor, Janela Aberta” terá como foco principal a preservação da língua portuguesa no país.
O FESTin 2015 celebra  também os “50 anos da TV Globo” com uma mostra especial dedicada à Globo Filmes e o debate “Cinema x Televisão”. A programação dos eventos paralelos é completada por outra discussão que tem como tema “Culturas Digitais e Consumos Alternativos do Audiovisual: Oportunidades e Desafios para o Cinema em Português”.

Estas sessões juntar-se-ão ao programa habitual do FESTin, constituído por: Mostra Competitiva de Longas Metragens, Mostra Competitiva de Curtas-Metragens, Mostra de DocumentáriosMostra de Cinema Brasileiro de Longas e Curtas-Metragens, FESTin Sem Idade, Mostra de Inclusão Social.

A programação inclui ainda palestras e conferências e vai contar com a presença de alguns realizadores e actores dos filmes em exibição, segundo revelou a organização, aquando a conferência de imprensa de apresentação em Lisboa.
Depois de Lisboa, a organização do FESTin, pretende levar o festival ao Rio de Janeiro (integrado na programação de celebração dos 450 anos da Cidade Maravilhosa), Zanzibar, Adis Abeba, entre outras cidades, sempre em parceria com a CPLP e o Instituto Camões.
Os bilhetes para o Festival vão estar à venda no Cinema São Jorge e custam 1, 50 euros para cada filme da maratona e 3,50 euros para as exibições normais (2,50 euros com desconto).



Sem comentários:

Enviar um comentário