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Joseph Pulitzer

sábado, 28 de março de 2015

Pirataria e segurança maritima na África Ocidental

Localizado no Oceano Atlântico ao largo das costas da Nigéria, Níger, Benin e Togo, 'Zona Piloto E' é considerado o foco de pirataria no Golfo da Guiné.


O novo MMCC foi criada em Cotonou, Benin, e será utilizado para coordenar treinos marítimos conjuntos e actividades de operações com outros dois no Golfo de Guiné sectores. Um deles é 'Zona F', que inclui Burkina Faso, Côte d'Ivoire, Gana, Guiné, Libéria e Serra Leoa. A outra é a 'Zona G', que agrupa Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Bissau, Mali e Senegal, que também serão vinculados a operações de segurança que abranja toda a região do Golfo da Guiné.

A resolução que prevê a criação de centros de coordenação de segurança marítima regionais foi adoptado numa cimeira da CEDEAO junho 2013 realizada na capital camaronesa Yaoundé para discutir uma política comum para responder às ameaças de segurança colocados pela pirataria no golfo.

Comissário da CEDEAO para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança Salamatu Hussaini Suleiman disse que a região quer coordenou a resposta à pirataria.

"Nos últimos anos, a região da CEDEAO, particularmente no Golfo da Guiné, tem visto a pirataria e outros actos criminosos. Os chefes de Estado e de governo aprovou uma estratégia para combater essa ameaça, e parte dessa estratégia inclui a criação de zonas marítimas

"A primeira que está pilotando na África Ocidental é a Zona E. ... Haverá um centro de coordenação regional e um centro de coordenação inter-regional", disse Suleiman.

Todos os MMCCs que operam no Golfo da Guiné vai transmitir informações para a principal célula marítima CEDEAO fusão de inteligência de segurança, o Centro de Coordenação Inter-regional, que foi lançado em Yaoundé, nos Camarões, em setembro do ano passado.

Comentando sobre o desenvolvimento em uma análise publicada pela sua organização, especialista em segurança marítima regional Barthelemy Blede do Instituto Senegalês à base de Estudos de Segurança (ISS) disse que as novas MMCCs são realmente bem-vindo, mas muito pouco será realizado enquanto as marinhas da África Ocidental cobrado com os principais anti-pirataria operações continuam a falta de equipamentos essenciais, como barcos de patrulha e aeronaves de patrulha marítima.

"A comunidade internacional e os actores na indústria marítima devem aumentar o apoio a esses esforços. A assistência deve ir além da escrita de estratégias, cursos de formação e exercícios de simulação. A região também precisa aumentar seus recursos materiais, em termos de meios navais e capacidades de aviação marítimas se for para responder adequadamente aos ataques marítimos brutais.

"Com a inauguração do centro de coordenação da 'Zona E', a CEDEAO está dando um passo decisivo na implementação de seus objectivos. No entanto, não deve parar por aqui e é imperativo que todos os beneficiários da segurança marítima no Golfo da Guiné fornecer apoio contínuo ", disse Blede. "Isso vai ajudar muito Estados da África Ocidental em libertar-se das ameaças representadas por piratas e outros criminosos que actuam em seus domínios marítimos."

Apesar de receber assistência e treinamento de parceiros internacionais, incluindo a China, Estados Unidos, União Europeia e Japão, a maioria das marinhas do Oeste Africano ainda operam navios de guerra quase obsoletas, sistemas de defesa navais e aeronaves marítimo especializado. As marinhas também falta o essencial radar e sistemas de vigilância remotos necessários para monitorar seus vastos domínios marítimos.

Na semana passada, uma reunião do Conselho da União Europeia decidiu apoiar o Golfo do Plano de Acção para a Guiné 2015-2020 tal como apresentado pela CEDEAO, continuando a cooperar com parceiros na luta contra a pirataria e outros crimes marítimos, como o assalto à mão armada no mar, a pesca ilegal, contrabando de migrantes e tráfico de seres humanos, drogas e armas.

"O Conselho está pronto para ajudar os Estados costeiros da África Ocidental e Central para atingir longa prosperidade duradoura através de uma abordagem integrada e inter-sectorial, ligando a importância da boa governação, Estado de direito, bem como o desenvolvimento do domínio marítimo para permitir uma maior cooperação comercial , "a UE disse em um comunicado emitido 16 de março.



 

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