COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 29 de março de 2015

Planos subsequentes da mesa das doações

A Guiné-Bissau encontrou-se em Bruxelas com a comunidade internacional de doadores para solicitar a € 1,6 bilhão para financiar o seu plano de desenvolvimento de mais de 10 anos, 2025.


A primeira parcela de € 455.700.000 estava a ser solicitado por um período até 2020, para "permitir ao país fazer um novo começo", disse o ministro das Finanças, Geraldo Martins. O restante deverá ser desembolsado entre 2020-2025 seria uma fase de consolidação.

Esta reunião é realizada em Bruxelas, sob a égide da União Europeia (UE) e faz parte de um compromisso com a normalização pelas autoridades de Bissau.

O Plano inclui 115 projectos em vários sectores, incluindo infra-estrutura, governação, desenvolvimento humano, segurança, etc.

E quanto a agricultura? De acordo com o Plano Estratégico e Operacional 2015-2020 ", Guiné-Bissau, em 2025, será uma economia diversificada baseada em quatro drivers de crescimento: agricultura e agro-indústria, pescas, turismo e mineração. Agricultura e do agro-negócio vai contar com o desenvolvimento dos sectores de caju e arroz. Ao exportar apenas castanhas de caju bruta, Guiné-Bissau capturar menos de um décimo do valor acrescentado desta sector. O objectivo, agora, é quadruplicar até 2025, a riqueza gerada pela indústria do caju.

"Isto será alcançado 1º) promovendo uma maior produção agrícola, melhor qualidade de frutos de casca rija, uma melhor eficiência da produção e negociação de preços mais eficazes, 2º) transformar localmente pelo menos 30% da produção nacional e 3º) integração com canais comerciais dos mercados mais lucrativos. Esta integração será alcançado através do desenvolvimento de parcerias técnicas e financeiras com actores de referência internacionais e à criação de um rótulo de "Caju Bissau."

"Além disso," o documento "Guiné-Bissau pretende alcançar a auto-suficiência de arroz em 2020, com uma produção de 450 mil toneladas contra 200 mil toneladas de hoje e se tornar um exportador líquido em 2025, com produção superior 500 000 toneladas. Este objectivo será atingido em primeiro lugar, o desenvolvimento de 54 mil hectares de várzeas e manguezais de sequeiro, e, por outro, a melhoria das práticas de arroz e reconstituição do capital semente do país.
Além disso, os sistemas de armazenamento e distribuição será reorganizado. Por fim, uma política de apoio ao sector do arroz será promovido, especialmente para os jovens agricultores e através do desenvolvimento de campanhas de marketing e mecanismos de financiamento processamento de arroz ".

Sem comentários:

Enviar um comentário