COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 11 de abril de 2015

Economistas cabo-verdianos querem reativar ordem profissional

A ideia foi lançada por João de Pina Cardoso e Gilson Pina, durante um encontro entre economistas e gestores realizado na Cidade da Praia, que pretende ser um espaço para, periodicamente, a classe discutir e analisar o sector.


João de Pina Cardoso recordou que oficialmente já existe uma ordem dos economistas em Cabo Verde, mas que deixou de funcionar, pelo que agora chegou a hora de mobilizar a classe e dar o seu contributo para os debates e compreensão dos assuntos económicos.

"A ideia é promover estes encontros e os economistas cabo-verdianos que têm estudos interessantes nas gavetas", sublinhou, indicando que já falou com os mais antigos que saudaram a ideia.

O desejo também foi defendido por Gilson Pina, para quem Cabo Verde tem "economistas políticos", sem opinião económica.

"Havendo uma ordem profissional haverá também uma reestruturação neste aspecto, em que a economia irá funcionar de acordo com opiniões de economistas designados para cada área", defendeu, esperando ajudar as pessoas a compreender os assuntos tratados no sector.

O também professor assistente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho estranhou ainda o facto de o Governo cabo-verdiano não ter um Ministério da Economia, sendo que os assuntos do sector são tratados no Ministério do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial, que se relaciona com as empresas.

"Isto também é um aspecto a pensar. O nível da sociedade cabo-verdiana precisa também ter um Ministério da Economia. Mas havendo uma ordem dos economistas tudo que estivar à volta será mais fácil de se concretizar", projectou, para quem o primeiro passo é localizar e saber quem são os economistas cabo-verdianos.

Sem comentários:

Enviar um comentário