COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 16 de abril de 2015

FAO prepara-se para a Cooperação Sul-Sul

Diretor Geral da FAO, José Graziano da Silva e Patrick I. Gomes, Secretário-Geral do Africano, das Caraíbas e do Pacífico (ACP).

Abril 15, 2015, Bruxelas - Director Geral da FAO, José Graziano da Silva, em um discurso de hoje para o Comité de Embaixadores do Pacífico (ACP) grupo de países Africano, das Caraíbas e, reiterou o compromisso da Organização para afrontar a segurança alimentar e nutricional e também salientou a necessidade de abordar como uma alta prioridade aos impactos da mudança do clima


"A fome é apenas uma face de desnutrição. No outro extremo, temos a obesidade, que está se tornando uma preocupação tão grande ou ainda maior do que a desnutrição, principalmente no Caribe e no Pacífico", disse o director geral da FAO, falando antes da Comissão em Bruxelas.

Graziano da Silva também enfatizou a ameaça representada pela mudança climática, observando que seus impactos não são distribuídos de maneira uniforme, mas que as regiões tropicais, lar de muitos membros ACP, "estão entre as regiões mais afectadas".

Ele sugeriu algumas medidas países ACP pode tomar para aumentar a resiliência e adaptação dos sistemas alimentares ao lidar com a mudança dos padrões climáticos. "Terra e água Gestão sustentável e abordagens, como a agricultura smart-climáticas e agro-ecologia são ferramentas que podem ajudar" para resolver este problema, disse Graziano da Silva.

Rescaldo e clima negociações do Cyclone Pam

O Director Geral da FAO citado Cyclone Pam que atingiu Vanuatu e outras pequenas ilhas da região do Pacífico em março, como um "lembrete da vulnerabilidade dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento para desastres naturais e mudanças climáticas". Ele informou aos embaixadores ACP que a FAO acaba de criar um Fundo Fiduciário para resolver este problema específico.

Graziano da Silva também instou os países ACP para se envolver em negociações climáticas da COP21, que serão concluídos em Dezembro próximo em Paris.

Referindo-se ao resultado da COP 21, ele disse que "estamos ansiosos para um novo acordo juridicamente vinculativo, global, clima," mas que o sector da agricultura "não pode nem ser convidado a pagar o preço para todas as emissões de gases com efeito de estufa, nem para limpar a emissão de outros sectores ".

"Este é o ponto que a FAO quer destacar nessas negociações", enfatizou Graziano da Silva, acrescentando que a organização é capaz de fornecer "assistência adaptada" aos Estados membros ACP nas negociações.

Altos funcionários do ACP acolher mudanças na FAO

Em seu discurso, ACP secretário-geral, Patrick I. Gomes, elogiou as mudanças transformacionais que tiveram lugar na FAO desde Graziano da Silva assumiu o cargo de Director-Geral em 2012.

"Ele (Graziano da Silva) tem liderado reformas que tenham provocado, entre outras coisas, a recentragem trabalho da FAO, fortalecendo suas capacidades institucionais e suas parcerias com a sociedade civil, o sector privado e academia, e impulsionar o apoio da FAO para a Cooperação Sul-Sul, ", disse Gomes.

"Dr. da Silva já alcançou a transformação da FAO em uma organização do conhecimento, apoiada na realidade, através do reforço da sua presença no terreno e incutir uma abordagem mais descentralizada", acrescentou o secretário-geral ACP.

Na sua intervenção, o Presidente do Comité de Embaixadores da ACP, Samuel Chandler, disse que a ACP foi considerado por muito tempo FAO como "um parceiro valioso" em seus esforços para alcançar objectivo declarados do Grupo.

"Estamos ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com a FAO para abordar os desafios para o nosso desenvolvimento", acrescentou Chandler.

A reunião de hoje teve a participação de cerca de 60 embaixadores e representantes dos países ACP, em Bruxelas.

O Grupo é composto por 79 países de África, Caraíbas e Pacífico nações: Angola, Antígua e Barbuda, Belize, Cabo Verde, Comores, Bahamas, Barbados, Benin, Botsuana, Burkina Faso, Burundi, Camarões, República Centro Africano, Chade, Congo (Brazzaville ), Congo (Kinshasa), Ilhas Cook, Costa do Marfim, Cuba, Djibuti, Dominica, República Dominicana, Eritreia, Etiópia, Fiji, Gabão, Gâmbia, Gana, Grenada, República da Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Guiana , Haiti, Jamaica, Quênia, Kiribati, Lesoto, Libéria, Madagáscar, Malawi, Mali, Ilhas Marshall, Mauritânia, Maurícias, Micronésia, Moçambique, Namíbia, Nauru, Níger, Nigéria, Niue, Palau, Papua Nova Guiné, Ruanda, St. Kitts e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão, Samoa, São Tomé e Príncipe, Senegal, Seychelles, Serra Leoa, Somália, África do Sul, Sudão, Suriname, Suazilândia, Tanzânia, Timor Leste, Togo, Tonga, Trinidad e Tobago, Tuvalu, Uganda, Vanuatu, Zâmbia e Zimbabwe.


VER: http://www.slideshare.net/NatalieUnterstell1/viso-para-cooperao-sulsul-em-redd-do-brasil10jan2012

 

Sem comentários:

Enviar um comentário