COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 29 de abril de 2015

ONU: Declaração do representante da Frente POLISARIO, Ahmed Boukhari

Texto da Declaração de Ahmed Boukhari, Representante da Frente POLISARIO junto da ONU, após a aprovação da resolução 22 do Conselho de Segurança:


A Frente Polisario tomou nota da resolução que o Conselho de Segurança acaba de aprovar sobre o Sahara Ocidental, hoje terça-feira, 28 abril de 2015, reafirmando o seu apoio a negociações diretas entre a Frente Polisario e Marrocos para alcançar um solução que garanta o direito do povo saharaui à autodeterminação em conformidade com os princípios da Carta das Nações Unidas.

Esta adoção tem lugar após o debate de 22 de abril de 2015 sobre o relatório do Secretário-Geral, no qual a maioria dos membros do Conselho sublinharam a sua profunda preocupação pela persistência do status quo no Sahara Ocidental, o seu apoio ao direito à autodeterminação do povo saharaui e a sua preocupação com a situação dos direitos humanos sistematicamente violados pelas forças de ocupação marroquinas, assim como a contínua exploração ilegal dos recursos naturais do território.

Neste sentido, congratulamo-nos com a posição clara e inequívoca tomada pela União Africana e condenamos a posição da França, que continua a ser o principal obstáculo a uma paz justa e duradoura no Sahara Ocidental.

O processo de paz no Sahara Ocidental não pode permanecer indefinidamente refém da chantagem do ocupante marroquino. Manter o status quo actual pode levar ao colapso dos esforços das Nações Unidas e, portanto, ao desconhecido numa região que enfrenta muitos desafios.

A Frente Polisario pede ao Conselho de Segurança que assuma plenamente as suas responsabilidades para assegurar o cumprimento do mandato da MINURSO que continua a ser o de garantir a organização de um referendo livre e justo para que o povo saharaui possa decidir livremente e pacificamente o seu destino .

A Frente Polisario lembra que a sua cooperação tem sido e continuará a ser sempre e unicamente no contexto do compromisso das Nações Unidas, que é realização de um referendo de autodeterminação para o povo do Sahara Ocidental.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário