COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 28 de abril de 2015

Plano comum para parar crime ambiental

Brazzaville, República do Congo, 27 abril 2015 - Chefes de Estado africanos, representantes do governo e especialistas estão reunidos na Conferência Internacional sobre o Comércio Ilegal da Fauna e Flora em África, onde eles irão desenvolver um roteiro comum para acabar com o tráfico de animais selvagens no continente.


A Conferência vai procurar fazer avançar a estratégia e plano de acção primeira vez em toda a África para combater o comércio ilegal de fauna e da flora selvagens, para ser ainda mais apreciado na próxima cimeira Chefes União Africana, de Summit Estado ainda este ano.


O evento de quatro dias é organizado sob a liderança da República do Congo, em parceria com a Comissão da União Africano (AUC), e com o apoio do Programa de Desenvolvimento (UNDP) das Nações Unidas, o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP), a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres (CITES), o Banco Africano de Desenvolvimento, a Task Force Acordo de Lusaka e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), entre outros.


"As florestas e os animais selvagens são parte de nossa herança Africana comum, mas estão desaparecendo em um ritmo alarmante", disse Sua Excelência Denis Sassou Nguesso, o Presidente da República do Congo. "Nós temos o dever de trabalhar em conjunto, como um continente, para salvaguardar a nossa biodiversidade única para as gerações presentes e futuras e para elaborar soluções colectivas fortes para enfrentar essa calamidade."


O valor de crime ambiental, compreendendo fauna e flora, e inclusive extracção de madeira, caça ilegal e do tráfico de uma grande variedade de animais, eleva-se a muitas centenas de milhares de milhões de dólares por ano, de acordo com estimativas da Organização para a Cooperação Económica e Desenvolvimento , o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, UNEP e INTERPOL.


Tráfico Wildlife destrói a biodiversidade e os ecossistemas, o que prejudica o desenvolvimento e corroendo os meios de subsistência de milhões de cidadãos africanos. Ele também cria insegurança, alimentando conflitos e corrupção, os países de seus activos privando, comprometendo o Estado de Direito e que dividem as sociedades.


"Até o final deste evento, prevemos ter um roteiro claro para uma estratégia que é forte, África de propriedade e levou-África", observou Sua Excelência Tumusiime Rhoda Peace, o comissário da UA para a Economia Rural e Agricultura. "O documento terá como objectivo estimular a acção colectiva através das fronteiras e que vai oferecer soluções práticas e home-grown em direcção decisivamente eliminando a caça furtiva e o comércio ilegal de animais silvestres."


Após a conferência de Brazzaville, o projecto de estratégia e plano de acção associado será desenvolvido em consulta com todos Africano Estados-Membros, e os progressos da estratégia será revista quando os líderes do continente se reúnem na reunião bi-anual, em junho deste ano, na África do Sul .


"Uma estratégia Africano desenvolvido pela União Africano e seus Estados-Membros, e focada nas necessidades do continente é um passo extremamente importante para a frente", disse Achim Steiner, Diretor Executivo do PNUMA.


"O seu desenvolvimento exigirá empenho total dos Estados Unidos, e sua implementação exigirá reforçada e um apoio internacional sustentado, fortes redes de informação, advocacia pública melhor e prestação de contas, bem como as leis e mecanismos adequados para tratar completamente o problema."


A Conferência Internacional sobre o Comércio Ilegal da Fauna e Flora em África baseia-se no impulso e resultados de 2014 e 2015 London Kasane Alto Nível Conferências sobre Ilegal comércio de espécies selvagens, e vem na esteira da 23ª Cimeira da União Africano, em Malabo, Guiné Equatorial , que instou os países africanos a aplicar abordagens de zero a tolerância, a tomar medidas para reforçar as leis e políticas, e para envolver as comunidades para combater o tráfico ilegal de animais silvestres e actividades criminosas relacionadas.


"O tráfico de animais selvagens e de produtos florestais representa sério risco de segurança, ambiental e os desafios do desenvolvimento", disse Helen Clark, Administradora do PNUD. "Enfrentar a pobreza rural, governação e fortalecimento do Estado de Direito, e erradicar o comércio ilícito de animais selvagens são essenciais para enfrentar essas ameaças e são essenciais para a realização da visão de África para o desenvolvimento sustentável."

 (Fonte: Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP)


Sem comentários:

Enviar um comentário