COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Seis toneladas de droga. Dois ganenses em tribunal

Dois empresários ganenses foram presentes a tribunal em Accra na quarta-feira acusados de conspirar para importar quase 6 toneladas de cocaína da Bolívia, uma das maiores apreensões de cocaína registadas e ligadas à África Ocidental.


Autoridades da Bolívia apreenderam as drogas em março, mas o advogado de estado, o sénior Rebecca Adjalo disse em tribunal do circulo de Accra, que o plano tinha sido para o trânsito das drogas pelo porto de Tema, no Gana e continuar para o vizinho do norte do país, Burkina Faso.

Adjalo não especificou o destino final da cocaína. As drogas seriam provavelmente enviadas para a Europa Ocidental, onde na expedição total teriam um valor de rua de mais de US $ 400 milhões, de acordo com especialistas.

Dois agentes da lei na África Ocidental, disseram que a apreensão era quase 6 toneladas, confirmando o número citado nos documentos judiciais ganeses. Meios de comunicação bolivianos deram um valor mais baixo.

África Ocidental é uma zona de trânsito importante para a cocaína da América Latina com destino à Europa. Se forem considerados culpados, caso dos homens vai mostrar como a região ainda tem um papel significativo no fluxo de narcóticos, apesar de um período de calmaria em grandes apreensões.

Os homens acusados ​​Alexander Kofi Baah e Shahad Iddrisu recorreram por meio de seus advogados nesta quarta-feira para a libertação sob fiança, dizendo a um tribunal lotado que o caso é vago e carece de provas materiais para amarrá-los na conspiração. Os homens negam irregularidades.

Em uma investigação em curso, as autoridades envolvidas na Bolívia, Equador, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, Gana, Togo e Burkina Faso, Adjalo disse ao tribunal. De acordo com documentos judiciais, as autoridades encontraram 5.888 kg de cocaína escondida em 4 de março em 840 sacos de fertilizante. Eles prenderam um cidadão equatoriano quem Adjalo disse foi o mentor do plano de tráfico.

No dia seguinte, as autoridades em Gana prenderam Baah, que fala espanhol, e Iddrisu, que trabalha como um funcionário da alfândega no porto de Tema e também é director-gerente da Dow Commodities, uma empresa que importa álcool etanol e óleo de cozinha para o Gana.

Não houve comentário imediato das autoridades em Burkina Faso.


(foto:net)

Sem comentários:

Enviar um comentário