COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 27 de abril de 2015

UE: 5 bilhões para a segurança marítima no Golfo da Guiné

Quase 5 bilhões para a segurança marítima da União Europeia, no Golfo da Guiné. Este financiamento já resultou assistência na criação do Centro de Coordenação inter-regional Yaoundé Segurança e segurança no Golfo da Guiné (CIC)


Desde 2013, a União Europeia apoia para a melodia de 4,5 milhões de euros (cerca de 3 mil milhões de francos CFA), que estabelece um projecto de formação e capacitação multidisciplinar chamado críticos Roads Marítimos no Golfo da Guiné (CRIMGO) e rotas marítimas cruciais no Golfo da Guiné, para proteger a área.

Este financiamento, que deverá aumentar para 7,5 milhões de euros (4.875 milhões de francos CFA), resultando hoje em ajudar a instituição, em Yaounde Inter-regional Centro de Coordenação da segurança e da Segurança no Golfo da Guiné (CIC), de acordo com o Embaixador, Chefe da Delegação da União Europeia na República dos Camarões, Françoise Collet.

O reforço das estruturas regionais de formação, nomeadamente as universidades marítimas regionais (Accra no Gana e Abidjan na Costa do Marfim), a organização de formação prática e promover o intercâmbio de informações é de Outras áreas de intervenção.

De acordo com Eric Glotin, responsável pela formação de marítimos neste projecto, dois campos de treinamento de oito semanas têm sido organizados em Accra e Abidjan.

"Estamos 84 quadros na sub-região, a Costa do Marfim para o Gabão, 17 Camerounais.Et temos também de formação em gestão de crises marítima com o país. Foi a primeira em Camarões final de fevereiro . Temos outro Togo, Benin, São Tomé, na Nigéria. "

Isso é explicado, principalmente, pelo especialista francês, quadros provenientes de marinhas, marinhas mercantes, fontes marinhas, Ministérios do Ambiente, os ministérios das Relações Exteriores e de administração de administração portos.

Esta escolha de perfis é justificada pelo fato de que "a economia marítima é baseado em uma série de actores que trabalham no sector público, a Marinha, a marinha mercante, o diferente polícia marítima, aduaneira, bem como uma série de entidades periféricas que contribuem para a economia marítima ".

"Para ser eficaz na pirataria, explica ainda o especialista, é necessário que os actores de quem vai trabalhar na água para aqueles que estão indo para colocar os criminosos na cadeia, trabalhando em um tecido legislativo ser consistente. os jogadores devem saber interceptar, apreender eles sabem, eles sabem transmitir os procedimentos nas várias fases judiciais e, no final, o juiz é capaz de forma eficaz para colocar esses criminosos na cadeia por muitos anos ".

Entre os fenómenos de criminalidade e banditismo observado no Golfo da Guiné, ele acredita que a pesca ilegal "será, certamente, um dos principais temas que serão abordados nesta área nos próximos anos, porque o impacto da pesca e recursos da pesca tem consequências económicas e humanas para as comunidades costeiras ".

De acordo com estimativas citadas por Françoise Collet, contas de pesca ilegal de 37% das capturas e deficit anual de US $ 1,3 bilhões para países do Oeste Africano.

"Os grandes países e grandes barcos sem licença de pesca chegam fora de nossas fronteiras, utilizando meios que são extremamente importantes e extremamente pragas porque pegando tudo e nem mesmo permitindo que os animais selvagens podem se reproduzir correctamente" deplora Coronel Abdourahmane Dieng, director-executivo da CIC.

"Nós organizamos, se quisesse, no entanto. Por exemplo, Cabo Verde, Senegal, Gâmbia, Guiné-Bissau são organizadas em um conjunto comum e coordenada que permita reunir os seus recursos e torná- pesca de vigilância. Recentemente, Senegal tem embarcou em um barco e a multa foi de extrema importância, uma vez que fez escola. "

Na opinião deste responsável militar e institucional, tendo em conta a extensão do espaço marítimo e armadilhas, devido à demarcação de fronteiras, a resposta aos desafios de segurança na verdade reside na conjugação de esforços.

"O processo de Yaoundé destacado. Isso é para preservar os recursos vitais não só as nossas economias, mas também para o futuro do nosso povo."

O projecto CRIMGO, reunida na sua 3ª sessão do Comité Consultivo em 16 e 17 de Abril na capital camaronesa, está planeando seus primeiros anos, a nível multinacional até o final do ano.

A luta contra a pirataria tem feito progressos significativos em 2014, no Golfo da Guiné, onde cerca de 104 ataques foram relatados, um valor equivalente a uma redução de 18% em comparação com as estatísticas, tais actos anteriores e mais considerado como um crime qualificado mais alarmante para outros eventos, tais como assalto à mão armada ou drogas.

Sem comentários:

Enviar um comentário