COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Ébola: Possível transfronteiriça contaminação

Cruz Vermelha Internacinal, envia equipes médicas para Guiné-Bissau, depois possível transfronteiriça Ebola contaminação

O pior surto de Ebola na história pode estar em declínio, mas ainda não acabou. Um caso recente na Guiné tem trabalhadores de saúde correndo para a fronteira da vizinha Guiné-Bissau, na esperança de acabar com um possível surto lá.


Enquanto o mundo celebrou no início deste mês, quando a Libéria foi declarado "Ebola-livre", as equipes médicas ainda estão sendo enviadas para hotspots em torno de África Ocidental. E agora eles estão preocupados que o vírus pode ter cruzado a fronteira.

"O risco de um novo surto na região é real, por isso estamos nos preparando agora para estar pronto caso o pior aconteça", Youcef Ait Chellouche, vice-chefe de operações regional Ebola na sede da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e (IFRC ) disse em um comunicado quarta-feira.

A IFRC ea OMS têm os peritos médicos enviados para Guiné-Bissau a fim de se prepararem para um possível surto no pequeno país do Oeste Africano, que pode estar em perigo depois que uma pessoa possivelmente infectada  passou da vizinha Guiné.

Guiné, Libéria e Serra Leoa foram os países mais afectados pela epidemia, que já matou mais de 11.000 pessoas desde março do ano passado.

Não houve casos na Libéria informou na semana passada. Mas havia três na Serra Leoa e nove casos relatados na Guiné, na semana passada, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Um dos casos ocorreu em uma cidade fronteiriça chamada Boke, que não tinha casos de Ebola nos últimos 200 dias. Mesmo que seja apenas um único caso, a situação tem preocupado as autoridades de saúde.
 
"Por causa da proximidade com a Guiné-Bissau da recente conjunto de casos na prefeitura guineense de Boke, uma equipe de resposta a partir de Guiné-Bissau foi implantado para a fronteira para avaliar pontos de entrada", disse a OMS em um comunicado segunda-feira. "As investigações estão em andamento para localizar um contacto que participou do funeral de um caso em Boke, e que é pensado ter retornado a uma comunidade de pesca na Guiné-Bissau".

No total, Ebola afetou 27.049 pessoas e matou 11.149, de acordo com a mais recente actualização da OMS. De acordo com o Center for Infectious Disease Research e Política, ainda existem mais de 10.000 profissionais de saúde no terreno. O surto custa os três países mais afectados bilhões de dólares em perdas económicas.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário