COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Cooperação de Venezuela e G-Bissau, detalhes

Assinado entre Venezuela e Guiné-Bissau três acordos de cooperação relacionados com a supressão de vistos para passaportes diplomáticos e de serviço, certificação de graus académicos e diplomas e a formação de suas embaixadas.




Os acordos foram assinados em Caracas durante uma reunião de trabalho entre a ministra de Relações Exteriores venezuelana, Delcy Rodríguez, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades da Guiné-Bissau, Mário Lopes da Rosa.

Segundo um comunicado do Ministério de Relações Exteriores (MRE) da Venezuela, os titulares de passaportes diplomáticos e de serviço dos dois países passam a ficar isentos de requerer visto para entrar, sair, transitar e permanecer por um período de até 90 dias.

Por outro lado o acordo para o reconhecimento de títulos ou diplomas universitários pretende estabelecer um quadro normativo entre os dois países.

Foi ainda assinado um memorando de entendimento entre a Guiné-Bissau e a Venezuela para formar pessoal diplomático.

Os acordos, segundo a ministra Delcy Rodríguez visam "fortalecer e ampliar as relações diplomáticas", no âmbito do compromisso do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro de impulsionar a cooperação e solidariedade com os povos de África.

O ministro guineense Mário Lopes da Rosa iniciou terça-feira uma visita de quatro dias à Venezuela, para analisar vários projetos de cooperação bilateral.

"A visita tem como propósito aprofundar as relações diplomáticas entre a Venezuela e a Guiné-Bissau, e passar em revista projetos de cooperação assinados pelos dois países, no domínios da ciência, tecnologia e telecomunicações, saúde, comunicação e informação", entre outras, lê-se no comunicado do MRE.

Em 2008 a Venezuela e a Guiné-Bissau assinaram um acordo de cooperação bilateral que integrava vários projetos de intercâmbio em áreas como a ciência e tecnologia, comunicação e informação e a cooperação no combate ao tráfico de drogas.

Dois anos depois, durante uma visita de uma delegação guineense a Caracas, os dois países decidiram avançar com um projeto de construção de um hospital de hemodiálise na Guiné-Bissau e reforçar a cooperação entre as rádios guineenses com o canal de televisão estatal de televisão Telesul e a Rádio do Sul, ambas com sede em Caracas.


Sem comentários:

Enviar um comentário