COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 26 de junho de 2015

GN deteve suspeitos de exploração ilegal de madeira

O Comando do Grupo Territorial N.º 4 da Guarda Nacional, com sede em Buba, região de Quinara, sul do país, procedeu dia 23 de Junho, na povoação de Bolola, Sector de Quebo região de Tombali, à apreensão de uma quantidade considerável de madeiras e materiais em situação de exploração ilegal.


A Notícia foi avançada pelo Comando Geral da Guarda Nacional, tendo adiantado que, a par desta apreensão, também foram detidos os supostos autores e as pessoas envolvidas nesta prática, que apesar de o Governo ter decretado numa das suas reuniões do Conselho de Ministros a moratória de cinco anos, pondo o fim ao corte ilegal de madeiras na Guiné-Bissau, esta realidade ainda persiste em algumas regiões do país, com pessoas envolvidas no corte de madeiras.

De acordo com o Comando Geral da Guarda Nacional, entre os materiais apreendidos constam motosserras, motorizadas, uma espingarda de calibre 12 de dois canos, catanas e martelos.
Ainda no âmbito da operação, 18 troncos de madeira foram abatidos pelos autores desta prática ilegal, dos quais dez já tinham sido transformados em madeira nesta localidade sul do país.

Entre os suspeitos da iniciativa, algumas pessoas foram identificadas com o nome de Mamadu Saliu Balde, como autor, Rachide Balde, operador de máquinas, um dos filhos do autor desta iniciativa, de nome Sama Saliu Balde, bem como Aladje Balde, cujo papel que terá desempenhado não foi identificado pelas autoridades em Buba.

Uma fonte da Guarda Nacional disse que neste momento se assiste, em certas partes do interior do país, a uma elevada pressão de pessoas que a todo o custo tentam violar o período de cinco anos decretado pelo Governo para o não abate das matas.

Preocupado com esta realidade nos últimos três anos na Guiné-Bissau, o Instituto de Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP) em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Pública (INASA), organiza, no final de Junho, uma conferência nacional sobre exploração e corte abusivo de florestas nos últimos anos na Guiné-Bissau.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário