COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 23 de junho de 2015

Rádio infantil. Uma experiência em rectrospectiva, Moçambique, Agosto de 2011

ANGOCHE, Moçambique, 8 de Agosto de 2011 - Os fins de semana são dias especiais para a Augusta e seis crianças no distrito de Angoche, em Nampula, Moçambique. Enquanto as outras crianças da sua idade estão brincando, trabalhando nos campos ou no mar, ou fazendo trabalho da casa, Augusta e seus amigos utilizam o seu tempo para preparar um programa de rádio para discutir questões que afectam os direitos das crianças. No ar, eles falam sobre o abuso físico e sexual de crianças, gravidez indesejada, casamentos precoces, malária e outros problemas de saúde que afectam as crianças. Programas das crianças de rádio são transmitidos todos os sábados e domingos na Rádio Parapato. Embora tenha sido projectado para as crianças por crianças, adultos ouvem o programa também. O programa é uma forma de proporcionar meninos e meninas com um meio de exercer o seu direito de participação.

 


Rádio Parapato é o nome popular local que se refere a Rádio Comunitária de Angoche, uma rádio comunitária registada em nome da Associação de Pescadores de Angoche (APAA). Parapato é o nome tradicional do distrito de Angoche. O programa de rádio é produzido principalmente por crianças para crianças neste remoto distrito do país. UNICEF Moçambique apoia esta iniciativa com o material básico para as operações de rádio, materiais de referência aos direitos da criança e outras questões relacionadas, e treinamento sobre produção de rádio.

UNICEF promove o direito das crianças de compromissos significativos em questões que afectam sua vida, apoiando programas de rádio, de criança para criança, onde os meninos e as meninas da escola primária são capazes de expressar suas opiniões, sentimentos e opiniões sobre questões comunitárias que lhes dizem respeito. O UNICEF também presta assistência a participação activa das crianças na televisão, teatro, clubes escolares e outras actividades baseadas na comunidade.

Estas iniciativas são realizadas em cooperação com organizações de base comunitária, a Rádio Moçambique (RM), Televisão de Moçambique (TVM) e do Fórum Moçambicano de Rádios Comunitárias (FORCOM). O programa de média de criança-para-criança é considerado a "voz das crianças moçambicanas" nos média locais. O programa envolve as crianças que participam activamente no desenvolvimento, produção e apresentação de programas de rádio e TV para e por crianças.

Augusta frequenta a Escola Secundária de Angoche como estudante da 9 ª classe. Durante a semana, Augusta, acorda às seis da manhã, limpa a casa e prepara o pequeno almoço com pão e chá para a família. Sua mãe vai trabalhar cedo. Antes de ir para a escola as 11:30, Augusta prepara comida para a mãe dela que almoça em casa todos os dias. Na comunidade, muitas jovens como Augusta ajudam suas mães nas tarefas domésticas.

Augusta costumava acordar tarde e não queria ajudar nas tarefas de casa. Depois de ingressar com outras crianças na Rádio Parapato, ela mudou completamente como filha e como estudante. Agora ela também melhorou a forma como lida com seus colegas e mesmo com adultos.

"Eu me senti realmente bem quando fui escolhida como uma da crianças para o programa da criança na rádio infantil. Sempre foi o meu sonho estar na rádio." disse Augusta.

Em Dezembro de 2009, treze crianças, incluindo Augusta, apoiadas pelo UNICEF, receberam treinamento sobre como organizar e produzir um programa de rádio. A formação abrangia a escritura de scripts, colecta e leitura de notícias, entrevistas, e mixagem de som. Em Janeiro de 2010, um treinamento foi realizado sobre jornalismo e direitos básicos da criança.

"Agora vamos planear e produzir o nosso próprio programa de rádio" disse Augusta entusiasmada. "Nós concordamos sobre o tema a discutir para o próximo Sábado e Domingo. Nosso chefe, Romão, ajuda-nos a escrever o programa com base em habilidades que aprendemos com a Tia Sylvia. Dividimos os temas entre nós. Às vezes, o Tio Alvis, nosso coordenador, está lá para nos guiar. "

Não houve nenhuma análise formal do impacto do programa de rádio feito por crianças para crianças na comunidade de Angoche, mas as crianças envolvidas na transmissão na Rádio Parapato estão bastante certas, de que como crianças, elas foram capazes de expressar o que sentem na rádio e falar sobre questões que afectam as crianças como elas. Também torna-as felizes em saber que há crianças em áreas remotas que escutam seu programa de rádio.

Sem comentários:

Enviar um comentário