COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 18 de julho de 2015

A Força de Reserva Africana é uma força militar composta somente de tropas africanas

Depois de cinco anos de atraso, a contagem regressiva começou para o lançamento oficial da 'NATO de África "começa, mas há ainda obstáculos


A Força de Reserva Africana é uma força militar composta por apenas tropas africanas que deverão intervir no prazo de duas semanas em caso de uma erupção de violência

Mesmo que a África avance no crescimento económico, e alguns das suas nações bem sucedidas e pacíficas são actualmente o lugar para os investidores, mas sua situação de segurança em vários países do continente se deteriorou ao longo dos últimos anos.

Actualmente, há uma mistura de novos e persistentes diversificados conflitos acontecendo em diferentes partes da África; Sul do Sudão, Guiné-Bissau, Líbia, Burundi, Lesoto e muito mais.

Existem ameaças terroristas contínuos de Al-Shabaab na Somália, de Boko Haram na Nigéria e o surgimento de novas ameaças, como o recentemente testemunhado em Sousse, Tunísia, onde 38 turistas foram mortos em uma praia.

A União Africana vem trabalhando em sua própria solução há anos, chamada à Força de Reserva Africano (ASF). É concebida como uma força militar composta por apenas tropas africanas que é suposto a intervir no prazo de duas semanas no caso de um novo conflito violento entrar em erupção. A força é dividida pelas cinco regiões do continente - Oeste, Leste, Sul, Norte e Central. Quando for necessária uma intervenção, as tropas de países dessa região podem ser implantadas.

Um país pode solicitar a ASF para ser implantado, no entanto, a UA também pode decidir intervir em casos de genocídio ou crimes contra a humanidade. Isto está de acordo com a mudança da UA em matéria de política de não-interferência para não-indiferença em 2001.

A Força é parte de uma estrutura maior AU com foco na prevenção de conflitos chamados a Paz Africana e Arquitectura de Segurança. Além da ASF, os componentes incluem o Conselho de Paz e Segurança, Painel de Sábios, Sistema Continental de Alerta Prévio e um Fundo de Paz.

Somália manutenção da paz

Já há a Missão da União Africano na Somália, AMISOM, compreendendo 22.000 tropas retiradas Uganda, Burundi, Etiópia e Quênia. O ASF pretende ampliar com isso e ter uma força de prontidão permanente que podem ser chamados a qualquer momento que surgir a necessidade.

Mas as tensões podem aumentar quando as nações vizinhas estão envolvidas na disputa interna de um país. O conflito no Sudão do Sul eclodiu em dezembro de 2013 depois de um racha político entre o presidente Salva Kiir e seu ex-vice-líder rebelde virou Riek Machar.

Os países vizinhos do Sudão e Uganda têm interesses opostos e agendas no conflito. Tropas de Uganda têm lutado ao lado das forças governamentais, enquanto (Cartum) o governo do Sudão supostamente apoia os rebeldes.

A guerra no Sudão do Sul é o tipo de conflito em que o ASF poderia ter desempenhado um papel importante. A violência se arrasta há mais de 18 meses, com pouca chance de um acordo de paz duradouro para ser finalizado em breve.

Sob a ASF, outras regiões podem ser chamadas a implementar as suas tropas se os países vizinhos paralisarem soluções pacíficas, como já aconteceu no Sudão - embora este não seja uma siuação ideal.

As ligações regionais tem que ser flexível em situações onde é necessário. Por exemplo, Boko Haram lançou ataques em solo nigeriano, Camarões e do Chade, dos quais os três países pertencem a diferentes regiões do ASF. Isto demonstra a necessidade de flexibilidade regional.

Voltar para dias de Nkrumah

A idéia do ASF remonta ao primeiro presidente de Gana, Kwame Nkrumah, um dos pais fundadores da União Africana, que previu um "Alto Comando Africano" como um exército continental a fim de proteger a independência dos países africanos, moldado nas linhas da NATO - a Organização do Tratado do Atlântico Norte.

A necessidade de uma força Africana aumentou depois de nem a comunidade internacional nem qualquer país Africano ter intervido durante o genocídio de Ruanda em 1994. O derramamento de sangue no Ruanda, a guerra civil no Burundi em 2001 e outros conflitos levaram a uma situação em que cerca de 80% das missões de manutenção da paz globais estavam no continente Africano sem fazer parte da UA e de uma solução de paz.

A Força de Reserva Africana deve ser declarada operacional até dezembro deste ano depois de um atraso de cerca de cinco anos.

Diferentes desafios causaram o atraso; incluindo as comunicações estratégicas e logísticas, bem como clarificar o mandato da ASF, para determinar se ele deve oferecer assistência humanitária ou de responder a desastres naturais.

Em seguida, há a questão da cooperação entre diferentes nações. Mesmo que os países se sintam mais comprometidos com a sua própria região do que para a UA, ainda existem enormes diferenças de doutrinas, línguas e culturas entre países de uma mesma região criando obstáculos para facilitar a cooperação.

Onde está o dinheiro?

O principal desafio para a ASF é o financiamento, uma questão recorrente para a UA. Há uma dependência estrutural de doações de parceiros para o orçamento da UA. A prontidão da Força será avaliada em um exercício final, chamado Amani II, na África do Sul, em outubro deste ano. A parte maior do orçamento para este exercício está sendo pago pela União Europeia.

Do orçamento de US $ 9,2 milhões $ 5200000 foi doado pela UE, $ 3000000 pela SADC bloco regional Africano Sul e Quênia também contribuiu com US $ 1 milhão.
Caso a ASF seja chamada a intervir, a implantação será por um período mínimo de 6 meses com cerca de 5.000 funcionários, dos quais 3.000 a 4.000 serão soldados e um projecto de orçamento estimado de US $ 60 milhões. Ainda não está claro quanto a quem vai pagar a conta; o Fundo de Paz Africano é uma opção provável. A conferência de doadores também pode ser realizada para levantar os fundos necessários, como foi feito para a missão Mali em 2013.

A realidade da ASF é que dentro de cada região existe uma lacuna com um ou dois países com forças armadas mais fortes e mais bem financiados. A região do Leste Africano é uma excepção com a Etiópia, Quénia, Uganda e Tanzânia, todas tendo exércitos fortes.

É muitas vezes os países africanos mais pequenos que não podem pagar os subsídios para as tropas devido a restrições orçamentais. E, embora na UA esteja regularmente a questão da dependência financeira na ordem do dia, muitos Estados membros da organização continental não fazem doação ou não podem sequer pagar sua taxa de adesão anual UA.

Apesar dos desafios financeiros, regiões já têm implantado tropas em situações críticas. A intervenção da região Africano Ocidental na Guiné-Bissau é um exemplo de como uma situação que foi feito com um orçamento apertado. Isso prova que, apesar dos desafios de recursos, podem ser encontradas soluções para as missões de intervenção críticos.



Sem comentários:

Enviar um comentário