COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

GOLPE: Rádio Nacional deixa de transmitir debates parlamentares

A Rádio Difusão Nacional (RDN) da Guiné-Bissau deixou hoje de transmitir em direto os debates no Parlamento, facto classificado como "uma situação grave" pelo presidente do Parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá.


Técnicos da estação desmontaram equipamento, disse à agência Lusa o secretário-geral da Assembleia Nacional Popular (ANP), José Carlos Fonseca.

De acordo com aquele responsável, um repórter da RDN transmitiu-lhe que tinha ordem para não transmitir o debate em direto, ao contrário do que tem sido hábito e do que prevê o regimento do órgão.

A situação aconteceu no dia em que os deputados estão reunidos de emergência para debater a situação política do país e em que o novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Baciro Djá, nomeou novos diretores para a RDN e para a Televisão da Guiné-Bissau.

"É grave a situação que estamos a viver", referiu Cipriano Cassamá, presidente da ANP ao intervir perante os deputados, no arranque da sessão extraordinária do Parlamento, a propósito de a RDN deixar de transmitir a sessão.

"De acordo com o regimento, a nossa sessão é difundida. Mas hoje a nossa instalação foi violada", referiu, fazendo referência aos elementos que "desmontaram tudo".

"Hoje não vamos com certeza estar em direto com a Rádio Nacional, mas a mesa [da Assembleia] assumiu contatar rádios privadas" para a sessão ser transmitida a nível nacional, através de outras estações.

Califa Soares Cassamá, que assumiu hoje funções como diretor da RDN, negou à Lusa que tenha havido ordens para a RDN deixar de transmitir o debate.

"O que estava previsto era montar o equipamento da ANP na Presidência da República para transmitir a tomada de posse do Governo", apesar de ainda não haver data marcada, referiu.

Questionado sobre o facto de, ainda assim, o debate em curso não estar no ar, Califa Cassamá referiu que tal deixou de ser possível porque os elementos da RDN foram entretanto impedidos de continuar no edifício da ANP.

Todos os debates parlamentares têm sido transmitidos pela RDN nos últimos meses, inclusivamente os que foram realizados na primeira quinzena de agosto, período em que a crise política estalou, e em que os deputados foram especialmente críticos com o Presidente da República por demitir o Governo de Domingos Simões Pereira.

Nos últimos dois meses, face às ameaças de destituição pelo Presidente, a ANP já tinha aprovado duas moções de confiança no Governo.



Sem comentários:

Enviar um comentário