COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Mostra de filmes em Bissau marcada para Setembro

A cidade de Bissau acolhe de 22 a 26 de Setembro uma mostra de filmes realizados ou produzidos por cabo-verdianos, enquadrada nas comemorações do 42.º aniversário da independência da Guiné. A Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV) retribui assim o gesto da sua congénere guineense, que em fins de Junho e início de Julho promoveu na Praia um ciclo de cinema com obras de realizadores daquele país.


A mostra de filmes da Guiné-Bissau "foi um êxito e encerrou com a assinatura de um protocolo de intenção de parcerias entre o Instituto de Cinema da Guiné-Bissau e a Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde", recorda Júlio Silvão Tavares, presidente da ACACV. Agora está em curso a montagem da segunda fase desta iniciativa, que terá lugar na Guiné-Bissau com o ciclo de filmes cabo-verdianos.

Além da mostra, a ACACV promoverá uma conferência sobre a evolução do cinema no nosso país e assinará um protocolo de parceria com o Instituto de Cinema e do Audiovisual da Guiné-Bissau. "Existe a intenção de esta actividade ser realizada de dois em dois anos” e, entretanto, terão lugar “acções de formação alternadas, em termos de espaço territorial. Ou seja, ora em Cabo Verde ora na Guiné-Bissau", explica Júlio Silvão Tavares.

Por agora, o presidente da ACACV convida todos os realizadores e produtores do nosso país a participarem na mostra de Setembro próximo. "Gostaríamos de ter uma delegação bem alargada, mas a nossa debilidade financeira e a do nosso parceiro só permite suportar duas pessoas", lamenta. Quer dizer que "a participação da maioria deve consistir em disponibilizar as obras cinematográficas para exibição gratuita durante a semana da mostra", diz Silvão Tavares.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário