COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

"No caminho certo para garantir e aproveitar mais sua economia azul"

"África Ocidental está no caminho certo para garantir e aproveitar mais sua economia azul".

Estas foram as palavras de Baye Moussa Khoule, um capitão da Marinha do Senegal e presidente de um grupo de peritos da África Ocidental que recentemente validado um plano de acção prioritária para a implementação da Comunidade Económica dos Estados Oeste Africano "(CEDEAO) estratégia marítima integrada ( EIMS).


Em 27 e 28 de Julho em Abuja, Nigéria, 30 delegados dos 15 Estados membros da CEDEAO realizou uma análise aprofundada da estratégia marítima regional, identificando 20 atividades prioritárias a serem implementadas entre 2016 e 2020.
Essas atividades não são limitadas apenas para o quadro da segurança marítima, mas também se estendem a outras áreas-chave como governança, economia, meio ambiente, educação e pesquisa.
Um tal actividade principal é a adoção de um código marítimo comum, que vai seguir na avaliação dos enquadramentos jurídicos marítimas. O reforço ea harmonização destes regimes marítimos deve ter por objectivo abordar questões de impunidade, e mitigar deficiências nos regulamentos que dizem respeito a actos ilícitos no mar, a protecção dos marítimos, e compensação por perdas ou danos às mercadorias por via marítima.

Além do código marítimo previsto, os especialistas pediram que a Comissão da CEDEAO Incentivar os Estados membros a ratificar as principais convenções marítimas internacionais e torná-las obrigatórias a nível nacional. Os delegados também propôs actividades destinadas a promover a economia ea segurança alimentar marítima. A conservação dos recursos da pesca, medidas para combater a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada; e ao desenvolvimento da aquicultura foram posteriormente incorporadas no plano de prioridade.

A sugestão foi estabelecer áreas protegidas para descanso e reprodução das espécies marinhas. Os especialistas também aconselhou os países que desejam autorizar os chamados pavilhões de conveniência (quando um navio está registado para um país, mas não necessariamente a partir desse país) por motivos económicos para excluir os navios de pesca, uma vez que estes são por vezes usados ​​para mascarar o tráfico ilícito de drogas e migrantes.

Chamando a atenção para os efeitos negativos da degradação dos ecossistemas, os delegados também sugeriu que todos os 12 países costeiros da região cria imediatamente unidades para prevenir e combater a poluição marinha. Os delegados ainda aconselhável que pelo menos um líquido instalação de recepção de resíduos ser construído em um porto do Oeste Africano em 2020.

Em agosto de 2006, o Probo Koala, um navio panamenho gerido pela empresa suíça holandesa Trafigura-sinalizado, despejou mais de 500 metros cúbicos de resíduos tóxicos em várias partes da capital económica ivoiriense, Abidjan. Segundo dados oficiais, o incidente provocou mais de 15 mortes e envenenado mais de 100 000 pessoas, a quem compensação ainda não foi totalmente pago.

Teve Abidjan, ou outro porto na região, possuía uma instalação de resíduos líquidos, o desastre Probo Koala poderia ter sido evitada. Este projecto é, portanto, vital para que futuras catástrofes desta natureza devem ser evitados. Assumido como sendo um projeto caro, poderia razoavelmente ser realizada através de uma parceria público-privada.

Além disso, as actividades prioritárias também incluir uma avaliação da segurança do porto, a promoção do turismo marítimo, e apoio a centros de formação marítima de excelência na região. Como próximo passo, o Conselho de Ministros da CEDEAO será obrigado a aprovar os resultados da reunião, que irá, em seguida, tornar-se vinculativo para os Estados membros. A reunião tem por base o impulso gerado pela aplicação efectiva da estratégia marítima da CEDEAO, na sequência da adopção deste documento em 29 de Março de 2014.

CEDEAO tem, efectivamente, feito progressos consideráveis ​​na construção de sua arquitetura de segurança marítima. O centro de coordenação multinacional em Cotonou, Benin da sua chamada piloto zona E - o que inclui a Nigéria, Togo, Benin e Níger - está operacional. Planos estão também em curso para a inauguração, antes do final deste ano, de um centro semelhante em Accra, no Gana, para a Zona F - composto de Gana, Costa do Marfim, Libéria, Guiné, Serra Leoa e Burkina Faso.

Isaac Armstrong, Chefe Divisão Interino de Segurança Regional na CEDEAO, está otimista sobre a abertura do Centro Regional de Segurança Marítima da África Ocidental, com sede em Abidjan, que coordenará as atividades das três zonas marítimas. De acordo com Armstrong, no entanto, alguns desafios ainda devem ser resolvidos em relação a Zona G, que inclui Senegal, Gâmbia, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Mali. Esta zona ainda está à procura de um país de acolhimento. Espera-se que, sob a sua presidência atual da organização, Senegal vai concordar para hospedá-lo.

Os Estados membros também estão a implementar um número considerável de actividades destinadas a proteger as economias marítimas. Há evidências de uma forte vontade política da Nigéria, especialmente desde que o presidente Muhammadu Buhari assumiu o cargo em maio deste ano, para superar problemas como o contrabando de petróleo, pirataria e assaltos à mão armada a bordo dos navios. As novas autoridades proibiram 113 petroleiros em águas nigerianas após estes eram suspeitos de estarem envolvidos em atividades ilegais.

Operadores de refinarias ilegais são muitas vezes preso após a demissão e substituição do diretor-gerente do Nigerian National Petroleum Corporation, uma organização pública administrar interesses nigerianos na indústria nacional de petróleo.

O chefe de equipe da Marinha também foi substituído como parte de um shake-up geral de segmentação líderes militares e oficiais. Buhari também está considerando a inquéritos em países estrangeiros onde ex-altos funcionários, incluindo ministros do passado, são acusados ​​de ter contas bancárias fornecidas com as receitas geradas pelas atividades ilegais no setor de petróleo.

Parece essas decisões estão a produzir resultados. No mês passado, a Marinha da Nigéria anunciou uma drástica redução em perdas devido a roubo de petróleo a partir de 2 400 000 a 300 000 barris por mês. A Força Tarefa Conjunta da Nigéria também anunciou a destruição de refinarias ilegais, apreensão de armas e munições, ea prisão de suspeitos ladrões armados ou piratas. No entanto, estes bons compromissos aparentes do novo regime em Abuja não deve, espera-se, tornar-se uma desculpa para ajustes de contas políticos velhos.

Todas estas acções empreendidas no ponto África Ocidental para uma região que está determinado a diminuir a insegurança marítima. Espera-se que o plano de ação prioritária será aprovado e implementado sem demora, e que os Estados-Membros continuarão a luta contra as ameaças marítimas no mesmo espírito.

(Barthélemy Blédé, Pesquisador Sênior, Gestão de Conflitos e Construção da Paz Divisão, Dakar)
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário