COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Universidade de Coimbra promove formação médico-legal em Timor-Leste

A área de Ciências Médico-Legais e Ético-Deontológicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (UC) realizou, nos dias 12 e 13 deste mês, um curso de introdução à Patologia Forense, na cidade de Díli, em Timor-Leste.


Ministrado pelo catedrático Duarte Nuno Vieira em colaboração com Andrés Patiño, antropólogo forense da Cruz Vermelha responsável pelo sector da Ásia, o curso envolveu um conjunto de aulas teóricas sobre a importância, objectivos e diversos aspetos gerais relativos às autópsias médico-legais, bem como a análise e discussão de múltiplos casos práticos, procurando salientar a necessidade e vantagens das investigações multidisciplinares.

O curso teve também uma vertente prática, envolvendo autópsias realizadas nos serviços médico-legais do Hospital Nacional Guido Valadares pelo professor Duarte Nuno Vieira. No âmbito desta deslocação, o docente da UC manteve reuniões com entidades oficiais de diversos organismos e ministérios timorenses, tendo ficado já perspectivadas algumas outras acções de formação.

A formação, realizada com o apoio do Comité Internacional da Cruz Vermelha, foi dirigida a 25 auditores, médicos, elementos da Polícia Nacional e da Polícia Científica de Investigação Criminal de Timor.

Até ao final de 2015, a área de Ciências Médico-Legais e Ético-Deontológicas da FMUC vai promover ainda cursos de formação em vários países do médio-oriente, asiáticos e centro e sul-americanos, em colaboração com diversas organizações internacionais.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário