COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Inaugurada a barragem hidroeléctrica de Kaleta na Guiné-Conakri

Ontem na presença de três presidentes e pelo menos uma dúzia de primeiros-ministros e ministros de vários países africanos, foi inaugurada a nova barragem hidroeléctrica Kaleta, a infira-estrutura mais importante construída no país e fortemente ligada à presença chinesa no país.


Os meios de comunicação locais e internacionais relatou, acrescentando que a usina - localizada cerca de 150 km ao norte de Conakry - foi lançado ontem pelo Presidente da Guiné Alpha Conde a presença do Presidente do Níger, Mahamadou Issoufou e qi eullo da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, mas também os vice-presidentes da Nigéria e Libéria e mais uma dúzia de representantes de muitos países africanos.

Fabricado pela China International Water & Electric Corporation (CWE), uma empresa subsidiária da China Three Gorges (CTG), a nova usina hidroeléctrica vai produzir 240 MW de energia.

Realizado no âmbito dos projectos de China-Guiné, a barragem Kaleta teve um custo total estimado em mais de 446 milhões de dólares, dos quais 75% foi financiado pelo Eximbank da China e 25% pelo Governo da Guiné.

A energia da barragem Kaleta irá melhorar o acesso à electricidade, especialmente nas regiões do Baixo e Médio Guiné através da rede interligada e, sobretudo, vai permitir que o país exporta 30% da energia produzida para os países da sub-região, incluindo Senegal e Guiné-Bissau, de acordo com o projecto hidroeléctrico da OMVS (Organização para o Desenvolvimento do Rio Senegal).

Na cerimónia de ontem, o Presidente Condé também anunciou a construção de outra hidrelétrica "Souapiti", que terá uma capacidade de 550 megawatts e será localizado a 6 km de Kaleta.

Guiné tem um significativo potencial hidroeléctrico estimado em 6.000 MW, mas actualmente, ele usa menos de 3%. As questões relacionadas com a falta de energia eléctrica são comuns, mesmo na capital Conakry, onde apagões são razões comuns e na ocasião de protestos dos moradores.
 
 
(Investimento chinês na Guiné Conakri)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário