COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 20 de setembro de 2015

Paz em Casamance: Mobilização da Advocacia das mulheres na sub-região em Ziguinchor

A questão da paz em Casamance continua nas mentes envolvidas na nossa sub-região. De fato, as organizações de mulheres no Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau estão mobilizados em Ziguinchor desde ontem para aprofundar o fundamento da crise e propor soluções para as autoridades.


Foi por iniciativa da Plataforma das Mulheres para a Paz em Casamança, que se organiza em Ziguinchor, por dois dias, um fórum internacional de mulheres do espaço Senegal, Gâmbia, Guiné-Bissau para a paz em Casamance.

Segundo o coordenador da Plataforma, Ms. Ndeye Marie Thiam, paz em Casamance não vai acontecer sem a participação e contribuição das organizações da sociedade civil no Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau, em particular as organizações de mulheres destes três países. Instou o último a tirar proveito de sua reunião em Ziguinchor para rastrear todos os sulcos da paz em Casamance. 

"Agora, não nos perguntem o que podemos fazer para trazer a paz em Casamance, mas o que nós precisamos fazer juntos para transformar definitivamente a página do conflito e para enfrentar os muitos desafios que a nossa área sub-regional e há nomes para as ameaças terroristas, tráfico de drogas e de armas, a estabilidade política e institucional, desenvolvimento económico e social, etc. ".

Este envolvimento de múltiplas partes interessadas nos três países de Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau, é percebida pela Plataforma de Mulheres para a paz em Casamance, como forma de apoiar a estratégia de negociação implementada pelo Estado de Senegal. De fato, depois de um início repentino do processo de negociação entre o Estado e uma fração do Movimento das Forças Democráticas de Casamance (MFDC), o processo de paz parece estar em letargia.




Sem comentários:

Enviar um comentário