COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Portugal: Africanos de Vila Franca de Xira querem mais celeridade nos vistos

A Associação dos Africanos do concelho de Vila Franca de Xira exige uma maior criminalização da exploração laboral e uma diminuição da burocracia na concessão de vistos.


Luís Fernandes, presidente da associação, aproveitou a presença de um candidato a primeiro-ministro em Alverca recentemente para transmitir algumas das preocupações sentidas pela comunidade do concelho, sobretudo ao nível do emprego, saúde e permanência no país. “Actualmente o processo de obtenção de visto [para residir ou estudar em Portugal] é muito demorado e burocrático, o que faz com que, por exemplo, no caso de vistos de estudantes, se cheguem a perder dois anos lectivos à espera”, lamenta a O MIRANTE.

Potenciar a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), criando uma relação de proximidade com os vários agentes da imigração, incluindo associações é, no entender do dirigente, fundamental para dar um futuro condigno a todos os africanos que residem no concelho.

“Devido à sua situação vulnerável de permanência irregular no país, muitos imigrantes sujeitam-se a condições de trabalho indignas para qualquer ser humano e não se podem queixar com medo de serem expulsos do país”, lamenta, apelando a uma rápida e maior penalização criminal dos patrões que “abusam da vulnerabilidade” destes imigrantes.

O acesso à saúde é também apontado por Luís Fernandes como um problema. “Os técnicos de saúde muitas vezes desconhecem a obrigatoriedade de atendimento mesmo que o imigrante esteja irregular”, critica. Ainda assim, nos centros de saúde e urgências, não é recusado o atendimento mesmo que a pessoa esteja ilegalmente no país.

Estima-se que actualmente residam no concelho perto de cinco mil cidadãos provenientes dos territórios da CPLP. A associação foi fundada a 7 de Março de 2001 com o intuito de promover uma maior integração dos africanos do concelho de Vila Franca de Xira, reafirmando a sua dignidade e bem-estar. Tem ao longo dos anos ajudado a comunidade e promovendo um maior convívio. É uma colectividade que tem também apoiado os mais desfavorecidos.




Sem comentários:

Enviar um comentário