COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 21 de novembro de 2015

Mohamed VI o mais rico de Marrocos e quinto na África

A revista norte-americana Forbes publica anualmente uma lista das cinquenta personalidades mais ricas de África, onde este ano valorizadas as fortunas do rei de Marrocos 5,7 bilhões, tornando-se um dos monarcas mais ricos do mundo em o homem mais rico do Marrocos e o quinto mais rico do continente Africano.


O capital do monarca Alawite teria aumentado 3,6 bilhões desde o ano passado Forbes sua fortuna avaliada em 2,1 bilhões.

Seu pai, o rei Hassan deixou uma herança de uma participação de 35% na Companhia Nacional de Investimento (SNI), uma holding que tem participação em diversas sociedades cotadas, incluindo o maior banco do país, as empresas ATTIJARIWAFA BANK, a empresa grupo Managem mineração, Cosumar produtor de açúcar e a empresa de lacticínios Danone. Forbes estimou o património líquido do rei é significativamente maior do que um ano atrás, devido ao valor dos activos do SNI.

Família real marroquina foi um dos clientes do HSBC em lista Falciani e o jornal francês Le Monde publicou em fevereiro passado os detalhes da conta bancária de Mohamed VI com seu secretário pessoal, Mouni El-Majidi. De acordo com esta publicação "entre o Outono de 2006 e 31 de março de 2007, a quantidade máxima registrada na conta ascendeu a 7,9 milhões de euros."

Seu hobby é multimilionário carros. O semanário Al Ayam publicou Casablanca que o rei tem cerca de 600 carros antigos, alguns que herdou de seu pai.

Entre os dez homens mais ricos do Marrocos são dois ministros também do governo islâmico no poder. Akkhannouch Aziz, o ministro da Agricultura, tem cadeia Afriquia de postos de gasolina e sua esposa possui Marrocos Mall, o maior centro comercial de África. O outro presidente rico é o ministro da Indústria, Hafid Elalami, chefe do grupo de seguros Saham.

Estas fortunas contrasta com a economia do resto dos marroquinos com um salário mínimo de 300 euros por mês. O mais recente relatório das Nações Unidas revela que quase cinco milhões de marroquinos que vivem com pouco mais de um euro. As zonas rurais continuam a ser os mais afectados, onde 5% das crianças sofrem de desnutrição. Esta pobreza já matou 20.000 crianças menores de cinco anos marroquinas em 2015, conforme registado pela UNICEF, embora a mortalidade infantil diminuiu no país nas últimas décadas.

De acordo com organismos internacionais Marrocos 750 milhões de euros necessários para erradicar a pobreza extrema até 2030. E uma solução que contribuam para melhorar os serviços sociais de que beneficiam actualmente apenas um terço dos marroquinos.

Sem comentários:

Enviar um comentário