COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Gâmbia: Director da África Centro para o Comércio, Integração Regional e Desenvolvimento

Dr Cheikh Tidiane Dieye, Director da África do Centro para o Comércio, Integração Regional e Desenvolvimento (ENDA ACID) com sede em Dakar, Senegal, acompanhado por três funcionários,  terminou na sexta-feira uma visita de três dias aos seus congéneres organizações da sociedade civil e do sector privado na Gâmbia.


A visita foi para atender a todos os actores e ver como fortalecer o processo de integração regional sobre a livre circulação de pessoas e bens nos três países da CEDEAO ou seja, Senegal, Guiné Bissau e Gâmbia.

O encontro, realizado no escritório TANGO na quarta-feira teve a participação de organizações da sociedade civil, representantes aduaneiros e representantes do Ministério do Comércio, Worldview Gâmbia e funcionários TANGO entre outros.

Durante a reunião consultiva, muitas preocupações foram levantadas sobre os obstáculos enfrentados pelos cidadãos da CEDEAO em fronteiras 'estados-membros', e também foram feitas recomendações para o fortalecimento do processo de integração na nossa sub-região.

Falando a jornalistas após a reunião, o Dr. Cheikh Tidiane Dieye disse que a missão da ENDA ACID é voltado para a promoção do diálogo político e de consulta entre as partes interessadas sobre o desenvolvimento de políticas.

É também contribuir para as partes interessadas de capacitação para o desenvolvimento e implementação de políticas de integração e desenvolvimento ao serviço do povo, construindo alianças estratégicas e fortalecer a rede regional e internacional, geração e partilha de conhecimentos sobre realidades africanas e propor soluções para os problemas específicos de África, disse.

"O objectivo do projecto é fortalecer a integração regional com a livre circulação de pessoas e bens, a fim de facilitar o comércio entre nós, e também para sensibilizar a comunidade sobre a cidadania da CEDEAO para se certificar de que há pessoas regionais adequados ao nível da política".

"Nossos chefes de Estado devem ajudar os nosso povos a fortalecer esse processo na sub-região. Sabemos que a integração regional com a abertura das fronteiras é algo em que todos os cidadãos devem participar do processo de mudança da agenda para a frente para melhores economias de nossos países ", afirmou o Dr. Tidiane Dieye.

Dr Dieye disse que sua visita a seus parceiros da Gâmbia foi porque eles estão estabelecendo uma espécie de coligação multilateral sobre a integração regional e livre circulação de pessoas e bens.

O objectivo é assegurar que as organizações da sociedade civil, do sector privado, autoridade aduaneira, as câmaras de comércio dos três países formem uma rede que iria ajudar os cidadãos da CEDEAO para moverem-se livremente a partir de Banjul para Bissau sem qualquer impedimento, acrescentou.

De acordo com o Dr. Tidiane, os chefes de Estado da CEDEAO disseram que querem passar de uma "CEDEAO dos Estados para a CEDEAO dos povos", acrescentando que eles sentiram que a sociedade civil têm um grande papel a desempenhar na complementaridade que a missão dos chefes de Estado asseguram e missão quer torna uma realidade na sub-região.

"Devemos abrir as fronteiras e remover todos os obstáculos para transformar o trabalho do comércio para as pessoas", disse ele, acrescentando que eles estão chamando de chefes de Estado para ajudar a reforçar o processo de integração.

Ele elogiou o presidente Yahya Jammeh por estar na vanguarda da promoção da integração regional na sub-região.

"Estamos muito felizes em vir à Gâmbia e visitar os nossos parceiros, discutir com eles para o fortalecimento da integração regional e esculpir o caminho a seguir no que estabelece planos futuros para assegurar que a sociedade civil participe plenamente no processo de sensibilização", disse ele.




Sem comentários:

Enviar um comentário