COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Marrocos: A "grave escalada da repressão" que existe nos territórios ocupados do Sahara Ocidental

Paloma Lopez advertiu quinta-feira da "grave escalada da repressão" que existe nos territórios ocupados do Sahara Ocidental e apelou à UE para não ficar "de braços cruzados" para "constantes violações direitos humanos "cometidas pelo Reino de Marrocos. "Devem-se investigar as violações dos direitos humanos no Sahara Ocidental ocupado"


Lopez, que é vice-presidente do grupo de apoio do Sahara Ocidental, no Parlamento Europeu, dirigiu esta semana três perguntas parlamentares ao Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Frederica Mogherini, na denúncia de prisões e condenações arbitrárias, e repressão policial de manifestantes.

"Marrocos está causando uma grave escalada da repressão contra o qual temos de agir. No entanto, a União Europeia olha para o lado, protege a expulsão de observadores internacionais e a recusa de uma missão oficial deste Parlamento ", salientou Lopez, que criticou Mogherini que não exerce o papel de guardiã dos Tratados, como exige por sua vez  "todos os acordos comerciais entre a UE e Marrocos estão ligadas ao respeito dos direitos humanos."

Em uma de suas perguntas, a eurodeputada referiu-se ao caso de Mohamed Banbari, jornalista saharaui preso em agosto de 2015, quando ele apareceu em uma delegacia de polícia para renovar sua carteira de identidade. Lopez afirmou em sua carta que Banbari foi "torturado" e "preso em represália aparente por seu trabalho no acompanhamento e elaboração de relatórios sobre a situação do povo saharaui". O jornalista foi condenado a seis anos de prisão, à qual é adicionada uma sentença anterior de 12 anos de prisão.

Lopez também levou a repressão policial Mogherini sofrida por activistas saharauis durante as manifestações, denunciando a intervenção brutal da polícia em 20 de janeiro em Boujdour por a realização de uma marcha pacífica para o direito à auto-determinação. Dois dias depois, em Laayoune, o mesmo episódio se repete, mas desta vez contra os manifestantes em apoio à greve de fome de 19 jovens saharauis desempregados. Ambas as manifestações foram feridos e houve numerosas detenções arbitrárias.

Finalmente, a terceira de suas perguntas, Lopez UE solicita informações sobre a situação de Salah Lesbir, preso em junho de 2015 e condenado por supostamente "publicação em redes sociais."

Mogherini já havia assegurado em uma comunicação prévia com Lopez que estava ciente de sua sentença e pediu a várias organizações e do Reino de Marrocos para ele, mas não revelou o conteúdo dessas conversas. Nesta ocasião, o vice-presidente do grupo de apoio Sara Ocidental adverte novamente o Alto Representante que novamente foi condenado a quatro anos de prisão e pedidos para detalhar as medidas "terá de assegurar que a sua integridade física e os direitos são respeitados ".

Para Lopez não há duvidas de que "as detenções indiscriminadas, a tortura, a sentença ilegal de activistas e jornalistas, a violência policial durante as manifestações mostram a natureza brutal de um regime colonial como Marrocos." Mas ela também apontou, "a mobilização e força do povo saharaui para o qual só há uma saída:. O referendo de autodeterminação exigida pela própria ONU"
 
 
Publicado em 27/01/2016 Declaração de voto oral em plenário do Parlamento Europeu, de Paloma López, deputado da Esquerda Unida, sobre as prioridades da UE para as sessões do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em 2016




Sem comentários:

Enviar um comentário