COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Matemático português conquista prémio internacional

O matemático português Luís Nunes Vicente, professor catedrático do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra (UC), conquistou, este domingo, o prestigiado Prémio Lagrange, galardão atribuído conjuntamente por duas "destacadas" sociedades internacionais: a SIAM (Sociedade de Matemática Aplicada e Industrial) e a MOS (Sociedade de Optimização Matemática).


Nunes Vicente foi distinguido pelo livro "Introduction to Derivative-Free Optimization", que publicou em 2009 com a colaboração dos cientistas internacionais Andrew R. Conn (IBM Research) e Katya Scheinberg (Universidade de Lehigh, EUA) e recebeu o prémio durante a cerimónia de abertura do 22.º Simpósio Internacional de Programação Matemática na presença de 1.500 congressistas.

Nunes Vicente e os seus co-autores têm, a propósito do tópico do prémio deste ano, a Optimização Sem Derivadas, procurado "desenvolver e analisar algoritmos inovadores para a solução de problemas de optimização onde é escassa, ou de ordem baixa, a informação disponível sobre as funções envolvidas", explica um comunicado enviado ao Boas Notícias pela Universidade do Minho.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário