COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 25 de março de 2016

CEDEAO - Chefes de Defesa avaliaram missão na Guiné-Bissau


O Comité das Chefe do Estado Maior de Defesa (CCDS) da Região da CEDEAO reúniram-se em Abuja, Nigéria, na quarta-feira, março 23, 2016, para realizar uma Sessão Extraordinária sobre a intervenção da CEDEAO na Guiné-Bissau. 


Com vista a assegurar a paz duradoura e sustentável no Estado-Membro. A reunião está vindo como o mandato alargado da Missão da CEDEAO na Guiné-Bissau (ECOMIB) chega ao fim e a necessidade de ter uma estratégia de saída abrangente, que vai garantir o povo da Guiné-Bissau continuam a desfrutar da paz e estabilidade que agora foi restaurada no país.

Ao falar durante a cerimónia de abertura, o representante do Ministro da Defesa da Nigéria, que é o Chefe do Estado Maior da Defesa da Nigéria, General Abayomi Gabriel Olonisakin, elogiou as tropas desdobradas nesta missão, por seu desempenho eficaz e enormes sacrifícios, que ajudam a trazer paz e estabilidade a Guiné-Bissau.

Ele disse que a missão teria terminado antes de agora, mas realidades no terreno exigiu a prorrogação da missão dos Chefes de Estados da Região. Agora, é reconfortante notar que a capacidade das tropas, líderes políticos e outras partes interessadas para promover a paz no país significa que há necessidade de ter uma estratégia de saída abrangente que não vai pôr em risco a paz está actualmente a ser apreciado por pessoas de Guine-Bissau.

Geral Olonisakin acrescentou que a Nigéria vai continuar a desempenhar o seu papel de liderança para assegurar que os desafios de segurança na região são colectivamente abordadas, para que os cidadãos continuarão a beneficiar de coexistência pacífica, sem qualquer medo de ser atacado devido à guerra civil, terrorismo e outras formas de crises que colocam a população civil em perigo. Ele agradeceu às tropas por seu apoio e sacrifícios para a região e também aprecia os chefes de Estado Maior de Defesa de todas as tropas países contribuintes (TCCs) para a sua liderança e solidariedade.

Em seu discurso, o presidente do CCDS e Chefe de Defesa Pessoal do Senegal, Mamadou Sow Geral, agradeceu aos seus colegas e a tropa países que contribuem para os seus esforços para garantir a paz ea estabilidade na Guiné-Bissau. Ele disse que esta reunião extraordinária permitirá que o comité para avaliar a situação na Guiné-Bissau, com vista à formulação de uma estratégia de saída apropriada quatro anos após a implantação inicial de contingentes militares e componentes policiais para a missão na Guiné-Bissau.

Geral Sow acrescentou que, embora considerando a situação naquele país, a CCDS não está desatento da precária situação de segurança na região, bem como os recentes ataques terroristas na Nigéria, Costa do Marfim, Mali, Burkina Faso e Níger. Ele acrescentou que a sua Comissão vai avançar com uma estratégia comum para os diferentes Estados-Membros para lutar contra o terrorismo e reflectir sobre acções futuras que serão realizadas pela Força de Alerta da CEDEAO, a fim de lutar contra ataques terroristas. A estratégia também vai incidir sobre o intercâmbio de informações e troca de experiências para combater essas ameaças que são tão traumático para o povo da região.

Também falando ao Presidente da Comissão da CEDEAO, Kadre Desejo Ouedraogo, declarou que a convocação desta reunião extraordinária ressalta a importância atribuída à paz e à segurança na região, que segundo ele é fundamental para o desenvolvimento económico e bem-estar social do cidadãos. Ele expressou apreço e gratidão ao Governo e ao povo dos países da tropa que contribuem, assim como os vários contingentes militares e policiais em ECOMIB, por seus sacrifícios desde o início da missão em 2012. Estes sacrifícios têm contribuído imensamente para garantir eleições pacíficas, regresso à ordem constitucional, processo de reforma do sector da segurança, a segurança das instituições do estado e estabilização da Guiné-Bissau. Todas essas realizações e a renovação contínua do mandato do ECOMIB veio com uma tremenda pressão de recursos financeiros e humanos em ambos os diversos Estados-Membros e da Comissão, acrescentou.

O Presidente afirmou que, apesar da adopção pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em 18 de fevereiro, 2015, Resolução S / RES / 2203 (2015) reconhecendo o papel importante desempenhado pela ECOMIB na estabilização da Guiné-Bissau e incentivar a comunidade internacional a prestar apoio, ECOMIB continua a ser exclusivamente financiado pela CEDEAO. Ele apontou que a Comissão e os Estados-Membros continuarão a trabalhar no sentido da conclusão bem-sucedida da missão na Guiné-Bissau, apesar da situação muito difícil.

O destaque do evento contou com apresentação de placas para os países de tropas contribuindo de ECOMIB, que são a Nigéria, Costa do Marfim, Togo, Senegal e Burkina Faso, bem como o contingente policial da Nigéria. Também foi reconhecido o Comissário para a Política de Paz e Segurança Negócios, Sra Salamatu Suleiman e do Representante Especial da CEDEAO Presidente da Comissão (SRCC) para Guiné-Bissau, Amb. Ansumana Ceesay.

Teria que recordar que a Missão da CEDEAO na Guiné-Bissau foi inaugurada em 2012 com mais de 600 contingente militar e policial. Foi criada com o objectivo de estabilizar esse país, que estava passando por turbulência política na época. Esta intervenção da CEDEAO já trouxe a paz e a estabilidade na Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário