COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 31 de março de 2016

Cinismo politico e colonial de Marrocos

Marrocos disse na terça-feira que a descrição secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, da sua anexação do Sahara Ocidental como uma "ocupação" não foi um mal-entendido, mas um "ato premeditado para alterar a natureza da disputa".


A declaração do Ministério do Exterior veio um dia depois de um porta-voz da ONU disse que Ban lamentou o "mal-entendido" sobre o uso da palavra, o que levou a Marrocos expulsando dezenas de pessoal das Nações Unidas da sua missão no território disputado.

O impasse sobre o comentário de Ban é pior discordância de Marrocos junto das Nações Unidas desde 1991, quando a ONU mediou um cessar-fogo para acabar com uma guerra sobre o Sara Ocidental e estabeleceu uma missão de paz há conhecido como MINURSO.

"Aos olhos de Marrocos, estes são atos premeditados para alterar a natureza da disputa", Ministério das Relações Exteriores do Marrocos disse em um comunicado. "A este nível de responsabilidade, as palavras têm significado, políticos e legais consequências, e as opiniões pessoais não têm lugar."

Marrocos assumiu a maior parte do território, em 1975, da Espanha colonial. Que começou uma guerra de guerrilha com a Frente Polisário do povo sarauí, que diz que o território deserto no noroeste da África pertence a ele.

As Nações Unidas mediou um cessar-fogo em 1991 e enviado em sua missão MINURSO para ajudar a organizar um referendo sobre o futuro do território. Mas os lados têm sido bloqueada desde então.

Marrocos, que acusou Ban de perder a sua neutralidade na disputa, disse que também tinha diferenças com o chefe da ONU sobre a sua referência ao referendo durante a sua visita aos campos de refugiados do Sara Ocidental em Tindouf, no sul da Argélia.

Marrocos também criticou Ban para visitar a cidade de Bir Lahlou, que considera parte da zona tampão com a Frente Polisário. Ele disse que também havia sinalizado reconhecimento da bandeira da auto-declarada República Árabe Saharaui do Polisario (SADR).

RASD foi reconhecida por alguns países, principalmente da União Africano, mas não há potências ocidentais reconhecê-lo.

Desde que o conflito eclodiu no início deste mês, funcionários da ONU têm repetidamente pediu ao Conselho de Segurança da ONU para expressar publicamente o seu apoio a Ban e MINURSO, que o corpo de 15 nações fizeram na quinta-feira passada em Nova York.

Mas o Conselho não tiver explicitamente ordenou Marrocos para reverter suas decisões ou enfrentar uso da palavra de Ban "ocupação". Alguns diplomatas da ONU culpou o silêncio do Conselho sobre o aliado de Marrocos França, juntamente com a Espanha, Egito e Senegal.

Argélia, maior aliado do Polisario e rival regional da Marrocos, disse na terça-feira a disputa era a principal área de desacordo com a França na política externa.

"Nós manter a boa esperança de que a França vai ajudar a região a resolver esta questão saharaui de acordo com a lei internacional", disse o chanceler argelino Ramtane Lamamra em uma conferência conjunta com o homólogo francês Jean-Marc Ayrault, em Argel.

Marrocos diz que vai continuar a apoiar a parte militar da MINURSO e que os contactos com as unidades de monitoramento de cessar-fogo não foram interrompidas.

Polisário quer manter o voto prometido no acordo de cessar-fogo sobre o destino da região, enquanto Marrocos diz que não vai oferecer mais autonomia para a região, rica em fosfatos e petróleo, possivelmente, offshore e gás.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário