COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 31 de março de 2016

Combate feroz à corrupção na Nigéria

Nigéria acusou indivíduos, incluindo oficiais do exército e empresas, de desviarem 48 bilhões de nairas (170,9 milhões de libras) por meio de contratos de defesa em excesso ou fraude, informou a presidência na quinta-feira em uma alargada investigação à matéria.


Presidente Muhammadu Buhari foi eleito há um ano com a promessa de erradicar a corrupção endémica que manteve a maior parte dos 180 milhões de nigerianos na pobreza, apesar da enorme riqueza de petróleo no país.

O ex-governante militar tem demitido ou investigado dezenas de funcionários colocados sob o seu predecessor, Goodluck Jonathan, e ordenou uma auditoria dos principais organismos governamentais, como a empresa estatal de petróleo NNPC.

"A comissão criada para investigar contratos celebrados pelo Gabinete do Conselheiro de Segurança Nacional 2011-2015 indiciou mais de 300 empresas e cidadãos proeminentes, incluindo serviço e oficiais reformados das forças armadas", disse a Presidência em um comunicado.

As empresas e os indivíduos, alguns dos quais foram listados na declaração, tinha reembolsado mais de 7 bilhões de nairas para o estado e foram receptores para retornar mais 41 mil milhões de naira, disse o comunicado.

"Vários empreiteiros foram aparentemente em excesso, enquanto outros receberam pagamentos antecipados completos contrária aos seus termos e acordos contratuais em vigor", disse.

A outra empresa tinha sido dado 7,9 milhões de euros (US $ 8,83 milhões) e US $ 7,09 milhões em contratos em excesso, de acordo com o comunicado.

Um dos indiciados foi Sambo Dasuki, assessor de segurança de Jonathan, o primeiro ex-put oficial em julgamento por corrupção.

Uma comissão semelhante acusou Dasuki de fraude envolvendo $ 68 milhões em gastos de defesa, parte de uma mais ampla $ 2,1 bilhões em negócios de armas que estão sob escrutínio. Ele negou as acusações.

Os partidários de Jonathan negam que a corrupção gerada durante a sua presidência e dizem que Buhari está realizando uma caça às bruxas contra os membros do Partido Democrático do Povo do ex-presidente.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário