COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 31 de março de 2016

Conselho de Segurança sobre a missão recente à Guiné-Bissau, Mali, Senegal

Os membros do Conselho de Segurança informou o órgão de 15 países hoje em suas missões em visita à Guiné-Bissau, Mali e Senegal, proporcionando uma análise mais aprofundada das situações atuais nos países do Oeste Africano e toda a região.


Entregar briefings sobre as missões, composto por membros do Conselho e funcionários do Secretariado, os representantes de Angola, França e Senegal apresentou destaques, bem como insights sobre preocupações sobre segurança e pressionar desafios políticos. As visitas ocorreram entre 3 e 9 de Março.

Em relação à visita ao Mali, François Delattre (França), que co-liderou a perna da missão com Fodé Seck (Senegal), disse que se reuniu com todas as partes interessadas, incluindo funcionários do governo, grupos locais, organizações da sociedade civil e líderes religiosos, para recolher uma melhor compreensão sobre-o-terreno. A visita tinha ajudado a missão de se concentrar em três mensagens: a restauração de relações amistosas, a implementação do acordo de paz e a ameaça permanente do terrorismo. Enfatizando a importância de enfrentar os desafios assimétricos enfrentados pela Missão das Nações Unidas Multidimensional Integrado Estabilização no Mali (MINUSMA), ele chamou os membros do Conselho para ajudar a fortalecer a Missão.

Briefing sobre a perna Guiné-Bissau, Gorgui Ciss (Senegal) em nome do Sr. Seck, co-líder com Ismael Abraão Gaspar Martins (Angola), disseram ter realizado reuniões com o presidente José Mário Vaz, o primeiro-ministro Carlos Correia e outros de alta funcionários -Level, com discussões centradas em preocupações predominantes. O Conselho tinha entregue mensagens-chave como uma expressão do seu interesse em ajudar o país. Ele havia sublinhado a importância do diálogo inclusivo e os esforços da Missão da CEDEAO na Guiné-Bissau (ECOMIB). Notando que a actual crise estava afectando o Partido Africano para a Independência de Cabo Verde e da Guiné (PAIGC), ele disse que as discussões também tinha sido realizada sobre a crise dentro do partido no poder. Em outra reunião, um funcionário do partido havia negado qualquer envolvimento na situação atual, acrescentou.

Ele citou o presidente Vaz como tendo chamado para uma solução política através do diálogo envolvendo todas as partes. O presidente também disse que as disputas políticas não devem ser submetidos a órgãos judiciários e que ele estava comprometido com a constituição. Por sua vez, os membros do Conselho havia reconhecido as ameaças representadas pelo crime organizado, tráfico de drogas e grupos extremistas, disse ele, acrescentando que a missão tinha deixado Guiné-Bissau preocupado com a situação, e tinha incentivado os partidos políticos para resolver suas diferenças através do diálogo.

Proporcionando destaques da visita ao Senegal foi Ismael Abraão Gaspar Martins (Angola), presidente do Conselho de Março e chefe dessa etapa da missão. Ele disse que se reuniu com funcionários do Escritório das Nações Unidas para a África Ocidental e do Sahel (UNOWAS) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). Eles tinham ouvido briefings sobre o aumento de ameaças terroristas, incluindo os de Boko Haram, e que tinha sido informado sobre pedidos de apoio apresentados por países da região. Mohammed Ibn Chambas, Representante Especial do Secretário-Geral e Chefe do UNOWAS, tinha informado os membros do Conselho sobre os desenvolvimentos relacionados.

Ele disse que a visita terminou com uma reunião com o presidente Macky Sall do Senegal, na sua qualidade de Presidente da CEDEAO, que apresentou uma avaliação das ameaças na região, a situação no Mali e a necessidade de manter a integridade territorial do país. Presidente Sall tinha dito que MINUSMA devem receber apoio adequado para que pudesse cumprir o seu mandato plenamente, e que havia uma necessidade de os países para desenvolver as suas capacidades para lidar com ameaças regionais. Presidente Sall também pediu que as autoridades nacionais na Guiné-Bissau para trabalhar em conjunto e salientou o papel da CEDEAO na manutenção da paz e da segurança no país. O Presidente pediu então que o Conselho de apoiar a missão da União Africano para Burundi.

Sem comentários:

Enviar um comentário