COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 29 de março de 2016

ONU pede maior participação, visibilidade das mulheres na construção da paz

Enfatizando o compromisso consistente, confiável e universal das mulheres na prevenção de conflitos, o chefe da ONU Mulheres hoje pediu maiores esforços para atingir a meta de alocação de pelo menos 15 por cento dos recursos de construção da paz para a igualdade de género eo empoderamento das mulheres.


"As mulheres precisam de dispor de recursos para que eles possam fazer mais", Phumzile Mlambo-Ngcuka, Diretor Executivo da ONU Mulheres disse ao Conselho de Segurança durante um debate aberto sobre o papel das mulheres na prevenção de conflitos em África.

"O compromisso de alocar pelo menos 15 por cento dos fundos de construção da paz para a igualdade de género e o empoderamento das mulheres, deve tornar-se uma realidade. Isso deve ser estendida a todos os esforços destinados a prevenir e combater o extremismo violento ", acrescentou.

Ela também salientou que as organizações de mulheres devem receber o apoio político e financeiro necessário para se envolver em violência prevenção, mediação e diplomacia, como investir na igualdade de género como parte do 2030 Agenda para o Desenvolvimento Sustentável "é a melhor receita para prevenção estrutural, de longo prazo . "

No entanto, o papel das mulheres na prevenção de conflitos é muitas vezes ausente nas discussões de mais alto nível sobre a paz e segurança, ela apontou, acolhendo o debate de hoje que incidiu sobre a relação entre a necessidade de se concentrar na prevenção da violência e prestando atenção para a importância crítica da igualdade de género.

Ms. Mlambo-Ngcuka passou a citar exemplos específicos de prevenção de conflitos liderados por mulheres em África, incluindo a "situação quartos das Mulheres, 'um mecanismo de acompanhamento para apoiar mulheres candidatas e lutar contra a discriminação das mulheres nos processos eleitorais e violência eleitoral baseada no género e assédio.

Nos últimos cinco anos, o mecanismo foi estabelecido na Guiné-Bissau, Quénia, Libéria, Mali, Senegal, Serra Leoa e Uganda, eo modelo está sendo replicado em uma lista crescente de países em toda a África, com o apoio das mulheres da ONU.

"Nossa pesquisa mostra também que as mulheres desempenham um papel fundamental no de-escalada das tensões e prevenir a radicalização em suas famílias. No Mali, a influência mais importante para o sucesso reintegração de muitos ex-combatentes tem sido as mulheres em suas famílias e comunidades ", disse ela.

Na região do Sahel, a renda, estado e resistência das mulheres tem sido impulsionado por programas que preencham a lacuna de gênero no acesso à terra e a outros recursos produtivos, disse ela. Em áreas pobres do Quênia, as organizações de mulheres estão usando as mães para identificar e evitar a propagação de radicalização, e no Burundi, centenas de mulheres mediadores estão trabalhando incansavelmente para resolver conflitos locais.

De acordo com o Estudo Global sobre Mulheres, Paz e Segurança , os países com níveis mais baixos de desigualdade de género são menos propensos a recorrer ao uso da força; segurança das mulheres é um dos indicadores mais fiáveis ​​da tranquilidade de um Estado; e diferentes padrões de gastos das mulheres contribuem directamente para o resgate social pós-conflito, ela notou.

Ela também apresentou algumas propostas. trabalho de prevenção da ONU deve incluir deliberações mais frequentes por parte do Conselho de Segurança informado pela perspectiva e análises das mulheres no chão. A prática de ouvir a sociedade civil deve ser alargado às consultas sobre situações específicas de cada país, para o trabalho dos órgãos subsidiários do corpo de 15 nações, incluindo o Comité de Contraterrorismo, bem como missões de visita do Conselho, acrescentou.

Os membros do Conselho também devem exigir uma análise de género robusta nos relatórios e em todos os esforços de prevenção de atrocidades, ela continuou, observando que a ONU Mulheres actua como Secretaria para o novo grupo de peritos informal sobre Mulheres, Paz e Segurança, que realizou a sua primeira reunião no mês passado em Mali. Este mecanismo é um passo importante no sentido de garantir informações consistentes e de qualidade flui ao Conselho, acrescentou.

Mulheres na mediação de conflitos

Também informar o Conselho foi Tayé-Brook Zerihoun, Assistente-Secretário-Geral para os Assuntos Políticos, que disse que a promoção da participação efectiva das mulheres na mediação de conflitos e abordar as suas necessidades específicas em esforços de paz tinha sido uma prioridade do Departamento de Assuntos Políticos desde 2010, quando seu trabalho de prevenção de conflitos tinha-se tornado cada vez mais inclusiva.

Desde 2012, todas as equipes de suporte a mediação da ONU tinha incluído as mulheres, e as mulheres fizeram-se metade dos participantes em alto nível de treinamento de habilidades de mediação do Departamento, que incidiu sobre o reforço da paridade de género e o carácter futuro e configuração de pacificação internacional.

Ele disse que o Departamento também continuou a implementar, com a ONU Mulheres, a sua Estratégia Conjunta sobre o Género e Mediação, que ajudou a desenvolver a capacidade de mediação para os enviados e equipes de mediação, fornecendo a especialização de género e formação, enquanto a ONU Mulheres reforçada a capacidade da regional, nacional e mulheres líderes locais e grupos paz, e as oportunidades de acesso suportados para as mulheres nas negociações de paz.

No entanto, o acesso desigual e as oportunidades de participação das mulheres nos processos de tomada de decisão política persistiu em todo o mundo. "Priorizar a prevenção e soluções políticas inclusivas nunca foi mais urgente", enfatizou.
Estratégia de consolidação da paz com foco em género

Macharia Kamau, Presidente da Comissão de Consolidação da Paz, disse que as mulheres continuam a ser um recurso que não foi efectivamente utilizado, citando obstáculos como práticas culturais cínicos que mantiveram atitudes patriarcais; insuficiente vontade política para implementar a resolução do Conselho de Segurança 1325 (2000) sobre mulheres, paz e segurança; abordagens militarizada para a resolução de conflitos que enchiam as iniciativas orgânicos; e a ausência de recuperação económica sensível ao género.

Como tal, a Comissão apresentou a sua primeira estratégia de género, que deverá aprovar antes de julho, ele disse, acrescentando que estabeleceu recomendações sobre o reforço da integração da perspectiva do género em todos os compromissos específicos do país e estratégicos. Daqui para frente, a Comissão gostaria de utilizar a sua influência única para defender conhecimentos técnicos sobre a igualdade de género e construção da paz, bem como o financiamento, ele continuou.

A combinação de compromisso por parte da liderança sénior, conhecimentos especializados e recursos financeiros destinados faria uma diferença real, como tinha sido visto no Burundi, onde UN-Women apoiada uma rede de 534 mulheres mediadores em todos os municípios, disse ele.

Colocando uma ênfase pessoal sobre a questão de género, ele disse que tinha visto a ruína que 100 anos de políticas coloniais e pós-coloniais tinha desabafado sobre as mulheres na cultura e na sociedade de sua terra natal, no Quénia. "As mulheres permanecem firmemente na parte inferior dos degraus do progresso social e capacitação", disse ele, ressaltando que um futuro mais inclusivo exigiria que os países responder com força para a condição das mulheres no meio deles.


Mulheres Executivo das Nações Unidas Director Phumzile Mlambo-Ngcuka abordar reunião do Conselho de Segurança "O papel das mulheres na prevenção e resolução de conflitos em África".



























Sem comentários:

Enviar um comentário