COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 25 de março de 2016

Pela primeira vez, Gambia comemora o "Dia Africano de Alimentação Escolar"


No último dia 10 de março, o escritório do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) na Gâmbia e o Ministério de Educação Básica e Secundária comemoraram pela primeira vez o Dia Africano de Alimentação Escolar, data recentemente declarada pela União Africana.


O dia foi marcado por uma feira de alimentos e uma marcha de crianças de escolas que integram o programa de alimentação escolar. Os participantes da feira de alimentos foram seleccionados entre os sectores público e privado, incluindo associações de nutrição escolar, o Ministério da Agricultura, agências da ONU, restaurantes, hotéis e cônjuges de embaixadores.
“Alimentar nossas crianças é fundamental para a construção de uma geração mais forte e com potencial de contribuir efectivamente para o desenvolvimento nacional”, afirmou a primeira-dama da Gâmbia, que foi representada no evento pelo ministro da Justiça.
As refeições foram preparadas com alimentos locais frescos e sucos. Pratos deliciosos e diversos provenientes de várias culturas foram servidos. As crianças participantes, que vinham de áreas pobres, se deliciaram ao provar entradas, pratos principais e sobremesas preparadas e servidas por convidados ilustres.



O tema deste ano destacou a actual mudança no programa de alimentação escolar de Gâmbia: a parceria com agricultores familiares para promover a alimentação escolar vinculada à compra local de alimentos. Esse vínculo com agricultores locais amplia a sustentabilidade do programa e revitaliza economias rurais.
O PMA trabalha com o governo da Gâmbia para prover alimentação escolar a crianças de 6 a 12 anos. O programa atende estudantes nas comunidades mais vulneráveis, onde as taxas de insegurança alimentar, desnutrição e pobreza são altas. A alimentação escolar é essencial para a expansão das oportunidades educacionais e para a prevenção da desnutrição no país da África Ocidental.

Actualmente, mais de 100 mil crianças recebem almoço diariamente nas escolas. O programa de alimentação escolar é amplamente reconhecido como uma das principais redes de protecção social do país e agora integra a política nacional de educação e a política de protecção social.


Sem comentários:

Enviar um comentário