COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 30 de março de 2016

Técnicos maritimos formados na G-Bissau

A Guiné-Bissau sediou o “1.º Curso de Formação de técnicos ligados a áreas marinhas e costeiras no campo da Educação Ambiental”, a realizar entre os dias 16 e 25 de março. O evento de 10 dias foi organizado pela Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações, através do Instituto Marítimo e Portuário da República da Guiné-Bissau, em parceria com a Associação Portuguesa de Educação Ambiental – ASPEA e com o apoio da Rede Lusófona de Educação Ambiental.


Ao todo vão estar 40 participantes entre delegados e inspectores marítimos, agentes (polícias) da Brigada Costeira e técnicos de outras instituições públicas e ONG vocacionadas para a Educação Ambiental.

A formação propõe-se a constituir uma base importante de trabalho para técnicos e educadores ambientais, integrando dimensões interdisciplinares das áreas das ciências naturais e das ciências sociais e humanas; e tendo em conta os objectivos preconizados nos Estatutos do Instituto Marítimo e Portuário, visando a importância da aprendizagem em contexto local.

Ao longo dos diferentes momentos de trabalho, serão expostos casos práticos com recurso a material audiovisual, apresentações e demonstrações por parte dos formadores e com oficinas e saídas de campo, orientadas para a participação activa dos formandos.

A metodologia de trabalho ao longo da acção baseiam-se, fundamentalmente, em: discussão e reflexão em cada uma das sessões; actividades de cariz prático, nomeadamente nas oficinas, saídas de campo, jogos ambientais e cooperativos; desenvolvimento de propostas de abordagem das actividades em contextos locais; reflexão crítica sobre as actividades desenvolvidas e sobre a sua utilização pedagógica; e elaboração de projectos de intervenção local. A agenda ainda conta com um encontro da direcção da Rede Lusófona de Educação Ambiental da Guiné-Bissau e tomada de posse da direcção da mesma.

O curso resulta do protocolo de parceria entre a ASPEA e o Instituto Marítimo e Portuário da Guiné-Bissau que, segundo o presidente da associação, Joaquim Ramos Pinto, tem com missão e objectivos “dinamizar as actividades de Educação Ambiental e Responsabilidade Social na Guiné-Bissau com um programa anual de actividades com formação de técnicos, enquadramento de estágios, e assessoria da dinamização de projectos. Também estão previstas a organização de seminários e congressos e a edição de materiais técnicos e pedagógicos e de comunicação ambiental”.

No âmbito desta missão estão previstas reuniões ao mais alto nível da delegação da ASPEA com a ministra da Educação Nacional, Odete Costa Semedo; o secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, João Bernardo Vieira; o secretário de Estado do Ambiente, Seco Cassamá; e o Presidente do Instituto Marítimo e Portuário da República da Guiné-Bissau, Carlos da Silva.
 
 
foto by Patrício Gouveia
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário