COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Universidade timorense assinala dia língua portuguesa com várias atividades

A Universidade Nacional de Timor Lorosa`e (UNTL) em Díli assinala na quinta e na sexta-feira, com várias atividades, o dia da língua portuguesa, que é também marcado com uma peça de teatro e um concerto.


Os dois dias de atividade na UNTL incluem uma feira do livro e recitação de poesia dos países lusófonos por estudantes das licenciaturas em ensino de língua portuguesa e ensino de biologia, que representam também a peça "O Bilhete", de Machado de Assis.

Ainda na agenda está prevista a apresentação de um documentário sobre José Bonifácio e a apresentação do livro "Sabores da Lusofonia", do chefe Luis Simões, acompanhado de uma degustação de gastronomia dos países de língua portuguesa.

Desde segunda-feira que estão também a decorrer em Díli várias atividades, incluindo cinema, literatura, música e debates, que assinalam até sexta-feira a semana da língua portuguesa, numa iniciativa dos serviços culturais da Embaixada de Portugal em Timor-Leste.

Um concerto com o músico e improvisador português Charlie Mancini na sede da Fundação Oriente arrancou o calendário, na segunda-feira, seguindo-se duas sessões de cinema-concerto.

Hoje a Escola Portuguesa Ruy Cinatti em Díli acolhe o lançamento do livro infantil " Lá em Ira Lalaro", com a presença da autora, Carolina Pinto, e será lançada a campanha "Um mais Um", em que por cada livro adquirido, um será oferecido às escolas de Timor-Leste.

Os serviços culturais da Embaixada de Portugal irão também promover, de 9 a 12 de maio, a apresentação itinerante do livro pelas escolas dos distritos de Viqueque, Baucau e Manatuto, onde a autora contará esta história infantil e serão realizados ateliês e oficinas de escrita e de desenho.

A Escola Portuguesa acolhe ainda a peça de teatro "Vento Norte", representada por alunos, com o Hotel Novo Turismo em Díli a acolher o concerto de Filipa Tavares "Os Poemas possíveis, possíveis Fados", que funde o fado com a poesia de José Saramago.

A semana da língua portuguesa termina com um seminário sobre o tema "Timor-Leste e Portugal: Desafios e Estratégias a uma Língua Comum" em que participam, entre outros, os embaixadores de Portugal, Manuel Gonçalves de Jesus, e do Brasil, José Dornell, e o ministro da Educação timorense, António da Conceição.

O seminário analisará questões como "A Língua Portuguesa e o Tétum - Uma Parceria Identitária e Criativa", a língua portuguesa em Timor e a "coerência de políticas e articulação entre agentes de cooperação" nesta matéria.



Sem comentários:

Enviar um comentário